Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 28/12/2016

Nome de Fidel Castro está proibido de ser usado em ruas de Cuba

03Uma lei que proíbe que o nome de Fidel Castro seja usado em praças e ruas de Cuba foi aprovada nesta terça-feira (27). Ainda está proibida a construção de estátuas do líder da Revolução Cubana na Ilha. A lei reproduz a última vontade de Fidel, que morreu em 25 de novembro deste ano.

 

Aprovada por unanimidade, a nova lei proíbe o uso do nome de Fidel “para denominar instituições, praças, parques, avenidas, ruas e outros locais públicos, assim como qualquer tipo de condecoração, reconhecimento ou título honorífico”.

 

De acordo com a imprensa cubana, a legislação também proíbe o uso da imagem de Fidel “para erigir monumentos, bustos, estátuas, faixas comemorativas e outras formas de homenagem” em locais públicos da Ilha. A figura de Fidel também não pode estampar “marca e outros signos distintivos, nome de domínio e desenhos com finalidades comerciais ou publicitárias”.

 

O irmão de Fidel, Raúl Castro, no momento do sepultamento das cinzas do líder da Revolução, ressaltou que “ele rejeitava qualquer manifestação de culto à personalidade e foi consequente com esta posição até nas últimas horas de sua vida”.

 

No entanto, a lei permite que o nome de Fidel Castro seja utilizado para denominar instituição de estudos sobre sua “trajetória na história” de Cuba. A imprensa oficial não informou as sanções previstas para quem violar a nova lei.