Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 06/01/2016

Nove pessoas são diagnosticadas com hepatite C em exames realizados por projeto

512016162749Os resultados dos exames de sangue de nove das 400 pessoas, todas acima de 40 anos, que foram submetidas ao teste que detecta a Hepatite C, deram positivos para a doença. Os testes rápidos foram realizados na manhã desta terça-feira, 5, por uma equipe do Projeto Hepatite Zero, que vai percorrer cerca de 60 países em três anos e meio.

 

Os 2,25% verificados na cidade, de acordo com o embaixador do projeto, Fred Mesquita, é pouco mais do que o dobro do que vem sendo constatado nas cidades onde os exames são realizados – todas a partir de médio porte. A última visitada foi Campo Grande (MS), quando 1% dos que se submeteram ao teste souberam da contaminação.

 

O projeto, que tem o apoio do Rotary Club e da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite C, foi iniciado em outubro do ano passado. Os exames são autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em Feira de Santana, 32 pessoas estão em tratamento contra a doença. A hepatite C é uma doença silenciosa e que apresenta sintomas na sua fase mais avançada.

 

Matheus Farias, que coordena o Programa Municipal de Hepatites Virais, disse que as pessoas reagentes foram orientadas a procurar o Programa Municipal, onde farão novos exames – o material será encaminhado para Salvador. Existe a possibilidade do falso-positivo. “Se confirmada a doença, todos serão devidamente acompanhados e receberão a medicação necessária para o tratamento”.