Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 04/12/2014

Novembro Azul tem saldo positivo no município

4Os números provam que eles estão mais conscientes. Durante o movimento “Novembro Azul” – de prevenção ao câncer de próstata – aproximadamente 18 mil homens deram lição de que estão mais preocupados em promover a sua saúde e se mobilizaram em procurar os diferentes locais onde foram realizadas as ações da Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Hospitalar de Feira de Santana.
Além dos postos do Programa Saúde da Família (PSF), das Unidades Básicas de Saúde (UBS), do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) e Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), foram desenvolvidas atividades nas feiras livres da Cidade Nova, Tomba e Estação Nova, no Centro de Abastecimento, no Espaço Marcus Moraes, estacionamento da Prefeitura, no Boulevard Shopping, entre outros. Os homens foram mobilizados também durante caminhada na avenida Getúlio Vargas, no último dia 29.

 

Durante o período da campanha foram feitos testes rápidos da sífilis e das hepatites virais, aplicadas 242 doses de vacinas diversas, aferição da pressão, testes de glicemia, além de encaminhamentos para consulta com o urologista no Hospital Dom Pedro de Alcântara (400) e no Centro de Saúde Especializado (CSE) Dr. Leone Coelho Leda (120). Para a Policlínica da Rua Nova foram encaminhados 60 homens.

 

Também foram emitidas solicitações para realização de exames laboratoriais, inclusive PSA, ultrasson da próstata, eletrocardiograma e Raio X. A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, observa que os números foram expressivos. “Foi um mês para intensificar as ações e chamar a atenção dos homens a procurarem os serviços de saúde que são disponibilizados durante todo o ano nas unidades”, afirma.

 

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, assegura que os homens que forem diagnosticados com câncer na próstata serão encaminhados para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).