Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 24/09/2014

Novos cursos terão 3.900 vagas em Medicina

17-07-2014_mec-fechar-cursos-medicinaOs novos cursos de Medicina autorizados pelo Ministério da Educação, no início do mês, possibilitarão a abertura de 3.900 vagas de graduação, disse nesta segunda-feira, 22, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, em evento em Guarulhos, uma das 39 cidades que terão uma faculdade de medicina. Os novos cursos deverão iniciar as aulas até o segundo semestre do ano que vem, de acordo com Chioro.

 

O Ministério da Educação anunciou no dia 4 os 39 municípios que foram selecionados para receber cursos de medicina – destes, seis estão na Bahia. As cidades têm 70 mil habitantes ou mais e não tinham curso para formação de médicos. Outros 10 estados brasileiros também tiveram cidades contempladas.

 

Da Bahia, foram selecionados Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro. Os outros municípios escolhidos ficam nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Além dos 39 municípios, sete têm prazo de seis meses para implementar as adequações recomendadas na rede pública de saúde e só a partir daí poderão se habilitar sediar os cursos.

 

Em setembro, acontecerá uma chamada pública de apresentação de propostas pelas instituições privadas de educação superior para a implantação dos cursos de medicina nos municípios selecionados.

 

“Outra preocupação foi com os equipamentos de saúde, como ao menos cinco leitos SUS [do Sistema Único de Saúde] disponíveis por aluno, mínimo de três programas de residência médica e hospital de ensino ou unidade hospitalar com potencial para hospital de ensino”, diz a secretária a Marta Abramo.