Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 29/03/2017

Nutricionista esclarece mitos sobre suplementação

Deixando de ser associada aos anabolizantes ou “bombas”, a suplementação tem conquistado diferentes perfis de consumidores — desde atletas de alto rendimento até pessoas comuns que frequentam as academias.

 

Isso acontece porque os compostos nutricionais dos suplementos têm mostrado grande eficácia a qualquer pessoa que apresenta algum tipo de carência de um nutriente específico.

 

Se você está pensando em investir na suplementação, mas ainda tem dúvidas, confira as dicas do nutricionista esportivo Diogo Círico, representante da marca Growth Supplements:

 

1. Qual é o melhor momento para começar o uso dos suplementos?

 

Quando a dieta já não consegue suprir alguma necessidade nutricional ou quando o corpo demanda algum nutriente específico. Vale lembrar que, para aproveitar o investimento nos suplementos, é recomendável que a compra seja sempre feita após recomendação de um profissional de nutrição.

 

2. Qualquer pessoa pode fazer uso?

 

Antes de tudo, as pessoas precisam entender que os suplementos e as chamadas “bombas” são coisas completamente distintas. O suplemento alimentar nada mais é do que o nutriente retirado de um alimento e concentrado em um produto específico. Qualquer pessoa que necessita de um tipo específico de nutriente pode consumir suplementos alimentares.

 

3. E para quem já tem um bom condicionamento físico?

 

Muitos esportistas que já treinam querem aumentar, de forma recorrente, a dose do suplemento, mas é preciso ter consciência do que é um bom condicionamento físico. Há os bem condicionados em técnicas, em força e em agilidade. Para aqueles que estão focando em treinos de força, os suplementos recomendáveis são Creatina, Leucina, Whey Protein, Arginina e Ômega-3. Já para aqueles que estão buscando a prática de endurance, ou seja, exercícios de longa duração, a indicação é Beta-Alanina, Arginina, Cafeína, Ômega-3, Whey Protein e BCAA.

 

4. Qual é a recomendação para quem quer ganhar massa muscular?

 

Suplementos que são muito conhecidos, como a Creatina, combinada com uma fonte protéica de rápida digestão e alto valor biológico, sendo o Whey Protein a melhor opção do mercado. A Glutamina também pode acompanhar o Whey e a Leucina, um aminoácido que ajudará o tecido muscular a se recuperar mais rapidamente dos esforços do treino.

 

5. E para aqueles que querem “ganhar mais energia”?

 

No caso dos carboidratos, os suplementos mais indicados são Maltodextrina, Dextrose, batata-doce em pó e Waxy Maize. Para as proteínas, Whey Protein, Albumina e proteínas vegetais, como soja, arroz e ervilha. Outras boas fontes de gordura são a pasta de amendoim e o óleo de coco.

 
GUIAME