Coluna Especial

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 09/06/2015

O que é avivamento?

unnamedIntrodução

 

“Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se mais ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda mais” (Apoc. 22:11).
É quase impossível falar de avivamento sem arrependimento e sem citar II Cr. 7:14!

 

Creio que o avivamento é a manifestação de Deus na vida pessoal e na vida do povo, reanimando os seus filhos pela FÉ, através da ORAÇÃO!! Aliado a isso, é evidente que o ARREPENDIMENTO toca o coração de Deus. Senão Vejamos o que aconteceu nos dias do Rei Salomão, um dos grandes avivamentos ocorridos na história do povo de Deus em Israel:

Recorte do Livro de II Cronicas capítulos 6 e 7:

 

“E pôs-se em pé, perante o altar do Senhor, na presença de toda a congregação de Israel, e estendeu as suas mãos. (…) E disse: Ó Senhor Deus de Israel, não há Deus semelhante a ti, nem nos céus nem na terra; que guardas a aliança e a beneficência aos teus servos que caminham perante ti de todo o seu coração. (…) Ouve, pois, as súplicas do teu servo, e do teu povo Israel, que fizerem neste lugar; e ouve tu do lugar da tua habitação, desde os céus; ouve pois, e perdoa. (…) Ouve tu, então, desde os céus, e age e julga a teus servos, condenando ao ímpio, retribuindo o seu proceder sobre a sua cabeça; e justificando ao justo, dando-lhe segundo a sua justiça. (…) Toda a oração, e toda a súplica, que qualquer homem fizer, ou todo o teu povo Israel, conhecendo cada um a sua praga, e a sua dor, e estendendo as suas mãos para esta casa, então, ouve tu desde os céus, do assento da tua habitação, e perdoa, e dá a cada um conforme a todos os seus caminhos, segundo conheces o seu coração (pois só tu conheces o coração dos filhos dos homens), (…) Ouve, então, desde os céus, do assento da tua habitação, a sua oração e as suas súplicas, e executa o seu direito; e perdoa ao teu povo que houver pecado contra ti. Agora, pois, ó meu Deus, estejam os teus olhos abertos, e os teus ouvidos atentos à oração deste lugar. Levanta-te, pois, agora, Senhor Deus, para o teu repouso, tu e a arca da tua fortaleza; os teus sacerdotes, ó Senhor Deus, sejam vestidos de salvação, e os teus santos se alegrem do bem. (…)

 

E acabando Salomão de orar, desceu o fogo do céu, e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa. E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a casa do Senhor. E todos os filhos de Israel vendo descer o fogo, e a glória do Senhor sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram e louvaram ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. (…) E no dia oitavo realizaram uma assembléia solene; porque sete dias celebraram a consagração do altar, e sete dias a festa. E no dia vigésimo terceiro do sétimo mês, despediu o povo para as suas tendas, alegres e de bom ânimo, pelo bem que o Senhor tinha feito a Davi, e a Salomão, e a seu povo Israel. Assim Salomão acabou a casa do Senhor, e a casa do rei, e tudo quanto Salomão intentou fazer na casa do Senhor e na sua casa prosperamente o efetuou.
E o Senhor apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício. Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”

Os alicerces do avivamento

Ali teve fé, zelo, oração, arrependimento, crescimento e unidade de espírito.

Esses elementos são alicerces espirituais dos avivamentos ocorridos e a ocorrer na história da igreja. Eu gostaria de citar também o exemplo do Apóstolo Pedro no Novo Testamento, sendo avivado em Atos naquele Dia Extraordinário e Sobrenatural do Pentecostes. Eles estavam ainda pensando na ascensão do Mestre aos céus, em suas palavras… Perguntando-se “O QUE FAZER IRMÃOS?” E, de repente, chega a eles, através do Espírito Santo, o direcionamento para um grande AVIVAMENTO naquela nação.

 

Pedro respondeu: “ARREPENDAM-SE!!” é algo comum ao ocorrido com Salomão e o povo de Israel em Crônicas. Mas, havia algo mais em comum também… A SEPARAÇÃO DO PECADO.
“Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor;E não toqueis nada imundo,E eu vosreceberei” ( II Cor. 6:17)

 

O Senhor nos convoca ao arrependimento, ao choro, ao quebrantamento, porém, é necessário haver MUDANÇA em nós! Mudança de atitudes, de fé e de ação. A mudança vale mais que um choro!! SAIA DO PECADO IGREJA DE CRISTO! SEPARE-SE da impureza (significado de ekklesia)

 

Ora, amados, os apóstolos também prosperaram em ARREPENDIMENTO E ORAÇÃO, e também em CRESCIMENTO. Assim como nos dias de Salomão, eles cresceram, foram prósperos, até que o evangelho chegasse a nós, brasileiros! Aleluia!!

 

Recorte do Livro de Atos 2:

 

“(…) E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, e perseveravamna doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos”

Conclusão

 

Por fim, cito que o último elemento que gera AVIVAMENTO, crescimento e fortalecimento da Igreja de Cristo é a UNICIDADE. Se o REINO DE DEUS for divido, diz a Bíblia que afundaremos. (Lc. 11:17). Temos visto o quanto o diabo tem zombado da igreja Brasileira na área política, na educação, religião

 

Era a UNICIDADE (feito singular, diferente de plural ou vários objetivos ou vários deuses) que fazia a diferença da Igreja Primitiva em relação a Igreja Contemporânea. Sem unicidade, não há avivamento. Precisamos viver unidos! Pregar avivamento, mas viver em COMUNHÃO.

 

“E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (Atos 2)

 

Soframos e oremos COM PERSEVERANÇA por avivamento irmãos! É necessário ARREPENDIMENTO E UNIDADE!
“Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se mais ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda mais” (Apoc. 22:11).

 

Amo vcs! SOMOS UM!!!