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Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 23/11/2016

O que você pode levar ou não dos hotéis?

Dayrell-Hotel--Centro-De-Convencoes-photos-Exterior-Hotel-informationO que é pago e o que é cortesia dentro dos quartos de hotéis? O UOL Viagem esclareceu algumas dúvidas sobre o que pode ou não colocar na mala antes de fazer o check-out.

 

Xampus, sabonetes e itens de higiene

 

Chamados de amenities nos hotéis ao redor do mundo, xampus, condicionadores, sabonetes, cremes dentais, entre outros itens básicos de higiene são oferecidos em versão miniatura e geralmente podem ser levados. Pentes, escovas de dentes, toucas e artigos descartáveis similares também entram no pacote. Os valores desses itens estão inclusos na diária, já que a ideia é que o cliente os utilize enquanto estiver hospedado.

 

Segundo Ghassan AIDI, presidente da IHRA (International Hotel and Restaurant Association), não há uma regulamentação acerca do assunto ao redor do mundo. “Mas todos os hotéis devem disponibilizar um documento esclarecendo o que está ou não incluso na diária”, avisa. Geralmente, informações importantes são passadas aos hóspedes em avisos afixados atrás da porta ou deixados na mesa de apoio do quarto.

 

Revistas e jornais

 

Elas podem estar dentro do quarto ou na área de convivência, mas devem ser utilizadas apenas durante o tempo de permanência no local. Podem ser levadas apenas as publicações com conteúdo promocional, como o catálogo com as unidades da rede de hotéis, por exemplo. Carimbo ou etiqueta de identificação do hotel sempre indicam que o item tem dono.

 

Canetas e blocos de anotações

 

Assim como os produtos de higiene, a ideia é que você os utilize durante o tempo de estada no hotel. Portanto, se decidir levá-los para casa, isso não será motivo de nenhum tipo de constrangimento na hora do check-out.

 

Roupões, toalhas e roupas de cama

 

Ao colocar um desses itens na mala, você corre o risco de ser acusado de furto e de responder conforme a legislação do país onde estiver hospedado. Embora a maioria dos hotéis pense duas vezes antes de expor seus hóspedes a qualquer tipo de constrangimento, se houver diversos artigos faltantes no momento do check-out, o prejuízo poderá ser repassado ao cliente.

 

Roupas de cama e banho, louças, além de outros itens do mobiliário podem ou não estar à venda, caso o turista tenha interesse em adquiri-los, mas isso varia de hotel para hotel. “Os itens que estão à venda geralmente constam de uma lista que fica à disposição do hóspede, em local visível do quarto de hotel, com os respectivos preços”, explica Gonçalves.

 

Alimentos que estão fora do frigobar

 

Quanto aos alimentos acondicionados na geladeira do quarto, não há dúvida sobre a obrigatoriedade do pagamento vinculado ao consumo. Mesmo os alimentos deixados sobre a mesa de apoio terão seu valor debitado da conta, a menos que esteja claro o oferecimento como cortesia por parte do hotel. Isso vale até mesmo para itens simples, como sachês de café e chá.

 

Cabides

 

Eles estão entre os itens que mais frequentemente são levados pelos hóspedes dos hotéis. Por isso, a maioria das redes, na atualidade, trabalha com cabides fixos ao roupeiro. A exceção é feita aos descartáveis.

 

Para não correr o risco de sofrer nenhum tipo de constrangimento e ainda ter certeza de que estará usufruindo de todo o conforto que o hotel tem a oferecer, informe-se já no momento do check-in sobre tudo o que está incluído na reserva, principalmente se comprou um pacote promocional ou está participando de uma ação especial. Para uma abordagem mais discreta, se não quiser se expor, um papo rápido com o mensageiro ou a camareira pode ser o suficiente.

 

GUIAME