Coluna Especial

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 28/09/2016

O velho novo pecado da “umbigolatria”

02Há uma babel de achismos no meio cristão, porque todos agora, sem exceção, estão certos. É a vitória do relativismo em nossos dias.

 
Há quem goste de vitrine, mas há os que querem viver nelas! Inúmeras pessoas hoje em dia acreditam que sua exclusiva missão é serem reparadas e admiradas pelos outros. Pessoas que gostam de ser o centro das atenções. Que desenvolvem um ego centralizado, vivem em seu próprio universo de valores e conceitos. Que não sabem lidar com as diferenças, que abominam a contrariedade, e que descartam relações quando não são prestigiados ou valorizados o suficiente.

 

Isso é o velho / novo pecado da UMBIGOLATRIA (um neologismo para aquele que acha que tudo gira em torno de si mesmo. É o centro galáctico do orgulho pessoal). O egocentrismo exagerado criou os “umbigólatras” criou filhos em nossa geração. E isso não tem nada a ver com idade, conhecimento ou status, tem a ver com o coração, com a alma…doente!

 

Há uma babel de achismos no meio cristão, porque todos agora sem exceção estão certos. É a vitória do relativismo em nossos dias.

 

Em muitas igrejas há uma ênfase no EU e no MEU… eu posso, eu quero, eu determino, eu aconteço…meus sonhos, minhas metas, meus desejos, minha vontade… as pessoas estão voltadas para si e em si mesmas. Já não se adora Deus pelo que Ele fez na cruz do calvário, mas pelo que Ele têm que fazer por mim ainda. Há cultos que são quase “procons” espirituais…afinal há inúmeras pessoas sendo ensinadas a exigirem seus direitos de consumidor da religião!

 

O “umbigólatra” é aquele que vive em função de si mesmo e para si mesmo, geralmente é melindroso, traz em si uma criança que insiste em ocupar o lugar do adulto. Normalmente há uma exagerada autocomplacência e, num lado oposto da mesma moeda, uma extrema autocriticidade, e uma ou outra coisa irá desembocar na sua relação com os outros. Enfim…creio que estamos muito próximos demais da realidade deste texto por conta do pecado da UMBIGOLATRIA…

 

“Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará…” (Mateus 24:12)

 

GUIAME