Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 20/04/2018

Obras do Hospital Clériston Andrade a todo vapor

A obra de reforma e ampliação da emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), que teve início em outubro de 2017, está em ritmo acelerado. Quem visita a construção pode nota que os pisos e ajulezos já estão sendo colocados, e a parte a rede elétrica e hidráulica já está toda instalada. Segundo o Diretor Geral do hospital, José Carlos Pitangueira, a população, de Feira de Santana e região, contará com uma emergência totalmente requalificada e com uma estrutura maior no HGCA, ainda neste semestre.

 

Conforme Pitangueira, a previsão de conclusão e inauguração da obra está prevista para o final desse semestre. “No mês de junho Feira de Santana vai receber uma emergência decente, que a população precisava. Provavelmente no dia 20 de junho o governador Rui Costa vai está inaugurando esta emergência”, informa.

 

Como previsto no projeto de requalificação, a reforma oferecerá aos pacientes feirenses e de mais 127 municípios, um novo hospital com uma sala de emergência adulto com cinco leitos, uma sala de emergência pediátrica com três leitos, sete salas de exames diferenciados, uma sala de observação adultos com 22 leitos e uma sala coletiva de observação pediátrica com 17 leitos.

 

O hospital contará ainda com mais uma sala de estabilização, com uma área de 250m², a divisão será uma das maiores do estado da Bahia. “O compartimento está ficando muito bonito, quando inaugurado com certeza oferecerá mais tranquilidade aos nosso pacientes”, espera Pitangueira.

 

Haverá ainda intervenção em uma sala de procedimento invasivo, dois postos de enfermagem e em dois quartos de isolamento totalizando R$ 5 milhões pra reforma da emergência. “Só na emergência o hospital vai ter um aumento de aproximadamente 51 leitos, na ala feminina e masculina nos teremos um aumento de 30%, isso tudo sem mencionar a parte de enfermaria que se houver tempo hábil, nos inauguraremos ate julho”, relata o diretor geral do HGCA.

 

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), foi inaugurado em 1984, atualmente possui 300 leitos, sendo 18 de UTI adulto, 16 leitos na sala vermelha e 6 de estabilização. O HGCA oferece aos seus usuários exames especializados como: raio-x, ultrassonografia, eletrocardiograma, tomografia, mamografia, endoscopias, exames laboratoriais, entre outras especialidades. Trata-se de um hospital porta aberta, de grande porte, maior unidade pública hospitalar da rede própria do interior do Estado, sendo o único que atende a procedimentos de média e alta complexidade na região.

 

FOLHA DO ESTADO-Crédito: Mário Sepúlveda/FE