Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 08/12/2014

Oficina orienta conselheiro de saúde

6122014175347 Titulares e suplentes do Conselho Municipal da Saúde de Feira de Santana participaram, durante todo o dia de sábado, de uma oficina de capacitação de titulares e suplentes do órgão, que teve como objetivo o correto exercício das suas atribuições. O evento foi realizado no Auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria de Saúde, que o promoveu.

 
“O conhecimento é ferramenta fundamental para que os conselheiros cumpram seus papeis”, disse a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, que preside o Conselho. Para ela, quanto mais preparado for, o conselheiro dará maior contribuição. “Eles são os olhos e voz da sociedade neste órgão. Por isso, devem estar preparados para que participem ativamente dos debates que acontecem nas reuniões”.

 

O Conselho é formado por representantes de todos os segmentos da sociedade organizada. Daí a necessidade de que eles saibam qual o seu papel, o que é o SUS, entender as políticas públicas e o controle social. Instância deliberativa, o órgão participa da formulação e definição das políticas públicas de saúde e acompanha a sua execução. “A oficina orienta para que os conselheiros saibam qual é o seu papel”, explica Ariella Covas, da Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Saúde – também o compõem Ana Cristina Franqueira e Ana Maria Santos.

 

Para Marcelo Almeida, que representa a Associação dos Deficientes Físicos da Bahia, a oficina prepara os conselheiros para que participem ativamente das discussões e decisões. “A gente passa a conhecer as situações e a debatê-la”. Eles ouviram palestras sobre “Conceitos de saúde”, com Alan Jhon Costa, assistiram ao filme “Políticas públicas de saúde no Brasil”, “Contextualização do tema SUS, com Leonor da Silva Bastos, “Integralidade e participação”, que teve como facilitadora Iracema Teles, e “Redes de atenção e saúde em Feira de Santana”, com Valdenice Queiroz.