Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 19/11/2014

Papa Francisco autoriza instalação de chuveiros para moradores de rua na Praça de São Pedro

vaticanoEm mais um gesto inesperado, o papa Francisco ordenou a instalação de chuveiros na praça em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano. A ideia é proporcionar um local onde os moradores de rua que ficam no local possam manter sua higiene pessoal.

 

A decisão do papa Francisco foi influenciada por uma relato de dom Konrad Krajewski, seu elemosineiro (cargo do sacerdote que representa o papa em pequenos atos de caridade, discreta e silenciosamente).

 

Konrad, que distribui alimento diariamente aos moradores de rua que ficam na Praça de São Pedro, teve a ideia de sugerir a instalação de chuveiros quando encontrou-se com um morador de rua chamado Franco, que fazia aniversário naquele dia. Para comemorar a data, dom Konrad Krajewski o convidou para almoçar num restaurante, mas Franco se negou: “Não posso ir ao restaurante porque estou mal cheiroso. Aqui ninguém morre de fome. Mas não há banheiros onde possamos nos lavar”, teria dito o morador de rua ao bispo, segundo informações da ACI Notícias.

 

Incomodado com a situação, o elemosineiro procurou o papa Francisco e relatou a dificuldade pela qual os moradores de rua passam, e recebeu do pontífice a incumbência de tocar a obra.

 

Os chuveiros serão instalados sob as Colunas de Bernini na Praça São Pedro. A partir da próxima segunda-feira (17) serão iniciadas as obras para instalar três chuveiros dentro dos banheiros destinados aos peregrinos. O equipamento poderá ser usado pelos moradores de rua de forma livre e gratuita.

 

Com o encargo recebido do papa, dom Konrad Krajewski visitou os complexos paroquiais mais rodeados de moradores de rua em Roma, e estendeu a proposta, pedindo que as paróquias construam chuveiros. As obras serão pagas pela Elemosineria do papa, e uma dúzia de paróquias da capital italiana já atendeu ao pedido, disponibilizando o espaço para a instalação dos chuveiros.

 

Elemosineria

 

A Elemosineria Apostólica foi organizada no século XIII pelo papa Gregório X, e sua função é ajudar, em nome do pontífice, as pessoas que enfrentam dificuldades.

 

O elemosineiro oferece auxílio, com silêncio e discrição, através de pequenos gestos a quem faz, através de cartas, os mais variados pedidos, como quitação de faturas em atraso, aluguéis, tratamentos médicos, entre outros.

 

Gospel +