Dicas

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 30/06/2014

Pele seca: merece atenção especial no inverno

3be0908b0f774b6d180f5a0e5cdd5180No inverno, um dos órgãos mais agredidos pelo frio é a pele. Contudo temos o mau hábito de cuidarmos mais de nossa pele no verão, sendo que no inverno ela requer os mesmos ou até mais cuidados, porque ela sofre agressões dos ventos gelados, da má alimentação que sempre nos acompanha essa época do ano.

 

A pele que apresenta características, denominadas pelos dermatologistas, como seca é a que mais requer atenção e cuidado na época do inverno, pois devido às alterações climáticas características do inverno causam rachaduras e maior índice de ressecamento na mesma.

 

Os cuidados com a pele seca no inverno devem ser diários, como nas demais estações do ano, dando devida atenção a hábitos diários, que embora pareçam inofensivos causam grande desgaste na pele que já é normalmente seca. O uso abundante de água quente no inverno, com longos e demorados banhos é altamente prejudicial, pois a água quente desidrata e resseca a pele, pois tira sua lubrificação que é produzida naturalmente pelo organismo.

 

A pergunta que não quer calar é… Como cuidar da pele seca no inverno?

 

A resposta é bem simples, hidratar, hidratar e hidratar. A hidratação da pele seca pode ser feita diariamente e mais de uma vez ao dia através de loções, cremes com componentes umectantes. A dica é abusar deles no corpo todo e principalmente nas áreas que normalmente já são bastante ressecadas, como cotovelos, calcanhares, joelhos e pés. Uma pele bem hidratada no inverno evita aquele aspecto acinzentado que é muito comum ser observado em algumas pessoas durante esse período do ano. Outra parte do corpo que deve ser hidratada com frequência são os lábios, o uso de manteiga de cacau apesar de antigo não está ultrapassado e evita o ressecamento e até ferimento em casos mais graves da boca.

 

Apesar de o Sol aparecer de maneira mais branda durante o inverno não devemos descuidar nem deixar de usar o filtro solar, pelo contrário, pesquisas mostram que no inverno por conta da maioria dos dias terem o Sol encoberto por nuvens faz com que as pessoas esqueçam-se de sua presença, todavia seus raios continuam causando os mesmos efeitos nocivos, que atingem nossa durante o verão e demais estações.

 

Dos tipos de peles existentes detectadas pelos dermatologistas, a pele seca é a mais propensa ao envelhecimento precoce, por isso o cuidado com a hidratação tem que ser constante e de maneira intensiva no inverno, banhos rápidos e com água o menos quente possível, o uso e abuso de sabonetes líquidos a base de glicerina e de óleos, cremes e loções emolientes são as melhores dicas de como cuidar da pele seca no inverno.