Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 26/01/2018

Pílula anticoncepcional masculina à base de extrato de planta tem resultados promissores

Apesar da diversidade de tipos de contraceptivos orais indicados para mulheres, ainda não existe uma opção semelhante para os homens.

 

No entanto, isso está prestes a mudar, já que um grupo de pesquisadores da American Chemical Society (ACS) descobriu que o extrato de uma certa planta pode ser a chave para inibir a fertilidade masculina.

 

Após conduzir um estudo com ratos, um artigo publicado no Journal of Medicinal Chemistry da ACS mostrou os benefícios contraceptivos da uabaína, um composto tradicionalmente usado por caçadores africanos como veneno em suas flechas.

 

Níveis baixos de uabaína são produzidos naturalmente no corpo humano, o que, segundo os cientistas, pode ajudar a manter a pressão sanguínea estável; às vezes ela é prescrita para tratar pacientes que sofreram ataques cardíacos.

 

De acordo com o artigo, a uabaína perturba o movimento dos íons de sódio e cálcio e os prende a uma proteína importante para a fertilidade.

 

Pesquisas anteriores mostraram que a uabaína pode reduzir a fertilidade em homens, mas especialistas alertaram que consumi-la sozinha, e em excesso, pode causar danos ao coração e, portanto, não poderia ser considerada uma opção viável de contracepção.

 

Isso levou a equipe de cientistas a criar componentes análogos à uabaína, que não representem uma ameaça ao coração, focados apenas em se prender a uma proteína específica, encontrada no esperma.

 

Os pesquisadores conseguiram então desenvolver um método contraceptivo bem-sucedido e seguro, usando o extrato da planta, após uma série de testes conduzidos em ratos.

 

Embora existam diversas pesquisas relacionadas às pílulas anticoncepcionais masculinas, elas ainda não estão disponíveis no mercado.

 

Apesar disso, um estudo recente, publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, descobriu que uma injeção contraceptiva pode ser 96% eficaz ao inibir a fertilidade masculina, mas possui efeitos colaterais.

 

 

Olivia Petter – YAHOO NOTÍCIAS -The Independen – Getty Images/iStockphoto