Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 11/08/2014

Poda ou eliminação de árvores: interessado deve procurar a Semmam

262014145245A poda ou derrubada de uma árvore não deve ser feita aleatoriamente. Antes, o interessado, mesmo em terreno privado, deve procurar a Semmam (Secretaria de Meio Ambiente) e justificar a sua intenção. Um fiscal vai ao local e fará uma avaliação. Ele pode orientar sobre qual a melhor forma de fazê-lo ou suspender o serviço.
O secretário Roberto Tourinho disse que o interessado não deve tomar esta decisão unilateralmente, porque ele pode responder por crime ambiental. “A via administrativa é o melhor caminho, porque tudo é feito legalmente e dentro das técnicas mais modernas”.

No caso de poda, o dono do terreno ou imóvel é orientado sobre a melhor maneira de fazê-la. Já para o corte definitivo, em caso de autorização, ele deve fazer uma compensação ambiental, com a doação de uma quantidade de mudas de espécie semelhante à retirada.

Roberto Tourinho disse que desde o ano passado mais de duas mil mudas foram repassadas ao Departamento de Áreas Verdes, que as plantou em ruas e avenidas de Feira de Santana. Neste montante também entraram as compensações feitas por empresas, que retiraram árvores quando da preparação do terreno.

 

Secom