Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 14/11/2016

Prazo para desligamento de sinal analógico de TV se encerra esta semana

_91353785_agua_bicaO prazo concedido às emissoras para o desligamento do sinal analógico de TV em Brasília e em outras nove cidades do Distrito Federal, que já havia sido adiado, se encerra na próxima quinta-feira (17).

 

Segundo informações da Agência Brasil, com a medida, os telespectadores que não tiverem feito a adaptação para receber o sinal digital ficarão sem a programação de TV aberta em todos os canais.

 

Inicialmente, o prazo ia até o dia 26 de outubro, mas o Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) decidiu ampliar o tempo de adaptação. Às vésperas do fim do primeiro prazo, cerca de 80 mil famílias ainda não tinham se preparado para receber o sinal digital.

 

O Gired realiza uma nova pesquisa e analisa os resultados em uma reunião marcada para esta quarta (16). A portaria que instituiu a implantação do sinal digital no país determina que pelo menos 93% dos domicílios estejam aptos a receber o sinal digital para que o analógico possa ser desligado.

 

No último dia 26, a estimativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) era de que esse percentual já alcançasse 90%. A primeira cidade a ter o sinal analógico desligado foi Rio Verde, em Goiás, em fevereiro deste ano.

 

A próxima área afetada será a região metropolitana de São Paulo. O prazo deve começar no dia 29 de março de 2017, mas o Gired pode reavaliar a data.