Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 11/06/2014

Procon fiscaliza venda de fogos de artifício

59848-2As festas juninas se aproximam e com isso as vendas de fogos de artifício aumentam nessa época do ano. De olho nessa prática, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon – Feira) realizou, na manhã desta terça-feira (10) uma fiscalização nos estabelecimentos comerciais do gênero.

 

A fiscalização analisou diversos critérios que devem ser obedecidos para a regularidade na venda de fogos. Devem estar contidos na embalagem do produto a data de fabricação e validade dos produtos, indicação da faixa etária e instruções de uso. Além disso, foram inspecionados também o armazenamento dos produtos, a segurança do consumidor nas lojas e a prestação de serviços.

 

Durante a ação, alguns produtos foram apreendidos pelos agentes fiscalizadores. Os motivos da retirada dos fogos de artifício das prateleiras foram a validade e também a falta de indicação da data de fabricação e de seu vencimento nas embalagens.

 

“A embalagem vem com uma data de fabricação e os fogos com outra data. É um erro de nossos fornecedores. Então vamos informá-los sobre a situação e também devemos ficar atentos para não passar para o consumidor esses produtos”, ressaltou Adriana Bezerra, gerente de uma das lojas fiscalizadas.

 

Orientações também foram distribuídas nos estabelecimentos comerciais. Elas estão voltadas para a venda com cartões de créditos. Informes devem estar visíveis para os clientes saberem as formas de pagamento e a quantidade de prestações que a compra pode ser dividida.

 

Segundo o chefe da fiscalização, Itaracy Pedra Branca Junior, essa foi a primeira visita dos agentes. “Hoje nós apreendemos alguns produtos e distribuímos orientações. Uma segunda fiscalização será realizada para verificar se os estabelecimentos se adequaram as normas”, destacou.

 

As informações são da Secom.