Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 14/04/2016

Professor e Tenente Coronel PM recebem com título de cidadania e comenda

DSC_01803

Professor e Tenente Coronel PM recebem com título de cidadania e comenda
O Título de Cidadão Feirense é uma das mais significativas honrarias concedidas pela Câmara Municipal a personalidades que, mesmo não sendo feirenses de nascimento, contribuem para o desenvolvimento da cidade. Na noite da quarta-feira (13), os laureados foram Edson Oliveira Fialho (in memoriam) e o tenente coronel da Polícia Militar Geraldo dos Santos, que também recebeu a Comenda Maria Quitéria.

 

A iniciativa foi dos vereadores José Carneiro Rocha, que concedeu os Títulos de Cidadania, e Isaías dos Santos, responsável para concessão da Comenda. Em sua saudação, Carneiro cumprimentou a viúva do professor Edson Oliveira Fialho, Célia Lopes Lima Fialho, bem como o tenente coronel Geraldo dos Santos. Ele falou da trajetória de Fialho, nascido em Salvador, que se formou na Escola Normal de Feira de Santana e dedicou a sua vida à educação, ao esporte e à fotografia.DSC_0200

“Atuou como professor, fotógrafo e árbitro de futebol”, contou José Carneiro, destacando a sua característica de empreendedor, sendo um dos fundadores do Colégio Georgina Erismann e da Associação dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana. “Também promoveu diversos cursos e simpósios voltados para a arbitragem de futebol e futsal”, completou.

 

Ao falar sobre o pastor e tenente coronel Geraldo dos Santos, o vereador primeiro estabeleceu os critérios pelos quais atribuiu ao mesmo a valorosa Comenda Maria Quitéria, cuja importância se deve à heroína feirense de grande valor e incontestável reconhecimento. “Fico muito à vontade para estabelecer um paralelo com o tenente coronel Geraldo dos Santos, integrante da valorosa Corporação da Polícia Militar”, disse.

 

O vereador Isaías dos Santos também fez um pronunciamento de saudação ao tenente coronel Geraldo dos Santos, discorrendo sobre a sua trajetória de forma enaltecedora, desde o ingresso na Academia Militar, no início da década de 80 até os dias de hoje, salientando as diversas atividades desempenhas pelo mesmo até os dias atuais. O homenageado é natural de Villa de Belém, distrito rural do município de Cachoeira, e veio para Feira de Santana em 1980.

 

“Ao longo da carreira, acumulou prêmios e medalhas”, frisou, citando a Medalha do Mérito Marechal Argolo-Visconde de Itaparica, pelos bons serviços prestados à comunidade. Atualmente, ele comanda o 1° Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação 1° BEIC, antigo BPM/Feira de Santana, onde responde pela formação, aperfeiçoamento e capacitação de soldados, cabos e sargentos. O tenente coronel também é bacharel em Teologia e tem Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

 

Em discursos marcados pela emoção, Célia Lopes Lima Fialho e o tenente coronel Geraldo dos Santos cumprimentaram os presentes, em especial familiares e amigos, e agradecerem à Câmara Municipal, por meio dos vereadores Isaías dos Santos e José Carneiro pela concessão das honrarias.

 

A mesa de honra da sessão foi composta pelo 1° vice-presidente da Casa, Roque Pereira do Carmo, no exercício da presidência, o secretário municipal de Governo, Paulo Aquino, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalhos, mais o tenente coronel Geraldo dos Santos e sua esposa, Aldaci Matos Santos, e Célia Lopes Lima Fialho, viúva de Edson Oliveira Fialho. Presentes ainda no plenário os vereadores Gerusa Sampaio, José da Costa Correia Filho e Justiniano Oliveira França.

 

Ascom