Professores de outros municípios aprovam Seminário sobre Inclusão

21“Eu sou professora em Aramari, que é um município muito pequeno. Esses momentos de formação são importantes para compreendermos o papel do professor na inclusão social”, defendeu a professora Simone dos Santos Bispo, uma das participantes do VII Seminário de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, que aconteceu até esta sexta-feira, 28, no espaço de eventos da Gelateria Italiana, em Feira de Santana. O seminário reuniu gestores e professores de 48 municípios.
O último dia do evento foi dedicado à troca de experiências entre os participantes sobre as dificuldades e superação no trabalho da inclusão na escola pública. Além de Simone, os professores Patrícia Machado, Jésua Miriam Oliveira, Marcos Antonio Cunha, Helenita Silva Bispo, Ustane Fabíola Oliveira, Ana Márcia França e Sheila Menezes falaram de suas experiências no debate que foi mediado pela professora Marleide de Ramos Honorato.

 

“Somos aprendizes o tempo todo. Esse foi mais um desafio, uma vez que aprendemos quais são os nossos desafios para fazer a inclusão de maneira correta”, afirmou Jésua em seu relato sobre o seu trabalho com o Atendimento Pedagógico Domiciliar a crianças que possuem necessidades especiais e por algum motivo não podem deixar suas casas.

 

“Esse momento é muito construtivo, é um aparato para a prática no município. Fomos contemplados recentemente com uma Sala de Atendimento e temos crianças que precisam dele. Esse seminário foi essencial darmos continuidade ao trabalho”, ressalta a professora Astil Nascimento Araújo, que atua no município de Ipecaetá.

 

Rosemeire Silva Oliveira, uma das coordenadoras do evento e chefe da Divisão de Educação Especial da Secretaria de Educação, evidenciou a abordagem de temas diversificados e o investimento na formação continuada como essenciais para a realização do Seminário. “Tanto os temas abordados pelos palestrantes, oficinas e os relatos de experiência proporcionaram a reflexão sobre suas práticas com a inclusão e a diversidade, fundamentais para a Educação.

 

Secom

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