Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 01/08/2014

Profissionais capacitados sobre reanimação neonatal

CURSO DE ATUALIZA__O EM REANIMA__O NEONATAL DA FHFSHIPS - Robelio Junior - 31-07-2014 (2)A fim de garantir uma assistência adequada aos recém-nascidos na sala de parto, o Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, promoveu nesta quinta-feira, 28, curso de atualização em reanimação neonatal para os profissionais da unidade.
Embora a maioria deles ao nascer apresente boa vitalidade, um pequeno percentual precisa de ajuda para respirar. Além das manobras simples como aspiração e massagem cardíaca, pode ser que haja a necessidade de entubar a criança.

Segundo a pediatra Nilma Lazara, as boas práticas no pronto-atendimento na sala de parto vão resultar na qualidade da assistência oferecida, bem como diminuem os índices de mortalidade neonatal. “Todos os profissionais na sala de parto têm que ter as noções dos primeiros atendimentos ao recém-nascido”, diz.

A pediatra salienta que o objetivo é evitar ou minimizar os problemas relacionados à asfixia neonatal. “É aquele bebê que não chora ao nascer”, diz. Isto pode ter relação à prematuridade, problemas na gestação e a mãe que teve um trabalho de parto prolongado, entre outras situações.

A reanimação depende da avaliação simultânea da respiração e da freqüência cardíaca. A pediatra cita que em 2005 e 2006, em todo o país, em média 15 recém-nascidos morreram por dia devido a problemas relacionados à asfixia.

O curso em reanimação neonatal também foi conduzido pela neonatologista Tatiana Vieira. Ambas são monitoras do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria.

A diretora do Complexo Materno Infantil, Charline Portugal, observa que capacitações como essa, oferecidas para os profissionais do Hospital da Mulher, resultam na qualidade da assistência prestada. “Temos uma demanda bastante expressiva de pacientes de Feira de Santana e região. Portanto, para atender esse fluxo é necessário que tenhamos uma equipe bem preparada, através de treinamentos e atualizações”, afirma.

 

Portal Cidade Gospel