Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 09/12/2016

Profissionais e veículos de comunicação são laureados na Casa da Cidadania

01A Câmara Municipal de Feira de Santana realizou uma sessão especial, na manhã desta sexta-feira (09), para homenagear com o Troféu Arnold Ferreira da Silva os profissionais e veículos de comunicação que mais se destacaram na cobertura dos trabalhos legislativos ao longo de 2016. A escolha dos laureados ocorreu por meio do voto direto dos vereadores, no dia 09 de novembro do ano corrente.

 

O vereador Pablo Roberto (PHS) foi designado pela presidência para fazer o discurso de saudação aos convidados. Ele destacou a imprensa local pela importante atuação na cobertura dos trabalhos legislativos e na formação de uma consciência crítica na sociedade. “Dizer da alegria desta Casa, é um momento de muita satisfação, é um momento que temos a oportunidade de agradecer aos veículos e profissionais de comunicação pelo excelente trabalho que fizeram ao longo de 2016”, disse.

 
Em seguida, os melhores do ano na cobertura das atividades da Câmara foram contemplados com o Troféu Arnold Ferreira da Silva. “Mídia impressa, jornal diário Folha do Estado; repórter da imprensa, jornalista Azevedo Júnior, do Jornal Municípios em Foco; emissora de rádio, Rádio Sociedade de Feira; repórter de rádio, Danilo Freitas, da Rádio Sociedade; segmento televisivo, TV Subaé; repórter de TV, Madalena Braga; jornalismo na internet, site Rota da Informação; repórter da categoria sites e blogs, Osvaldo Cruz.

 

Em discursos emocionados, os laureados externaram sua alegria e satisfação pela homenagem; agradeceram a todos que contribuem direta e indiretamente para o êxito da atividade jornalística; teceram elogios ao presidente da Casa da Cidadania, Reinaldo Miranda – Ronny (PHS), pelas intervenções no Legislativo que facilitam o trabalho dos profissionais de comunicação, bem como aos demais edis pelas ações de interesse público. Os profissionais de comunicação também reafirmaram o compromisso com a informação, destacando, entre outras coisas, a missão de fiscalizar, denunciar, despertar um senso crítico e apontar soluções para promoção do bem estar social.

 

Na oportunidade, o secretário municipal de Comunicação, Valdomiro Silva, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho, ressaltou a importância de Arnold Ferreira da Silva para o município. “Em breve palavras, quero lembrar Arnold Silva, que foi prefeito desta cidade, de 1924 a 1928; presidente desta Câmara Municipal, de 1929 a 1930; deputado federal, na década de 30, por três mandatos; redator de notícias do Jornal Folha do Norte e de outros jornais da cidade, lá pelos anos 20. Arnold Silva, que dá o nome a este troféu, foi um importante jornalista em Feira de Santana”, destacou.

 

Na sequência, Valdomiro disse que os profissionais de comunicação têm que ser, sobretudo na cobertura das atividades legislativas, vigilantes, mas precisam também compreender que todas as pessoas são passíveis de erros.

 

“Às vezes, nós generalizamos a classe política, a gente coloca todos no mesmo saco, a gente é implacável com um vereador, que eventualmente vota equivocadamente em determinadas matérias ou discursa de uma maneira que a gente não aprova. Nós dá imprensa temos que continuar vigilantes sim, fiscais, acompanhando de perto todos os passos dos vereadores. Afinal, eles representam a comunidade e a gente precisa cobrar deles sempre, mas nós precisamos cada vez mais ter uma compreensão de que o ser humano erra, e o vereador também erra. O fato de um vereador cometer um erro em uma determinada circunstância não significa que ele não possa acertar nunca mais”, argumentou.

 

Concluindo os discursos, o presidente da Câmara, Reinaldo Miranda, agradeceu aos homenageados pelos relevantes serviços prestados à sociedade feirense na área da informação, inclusive com a divulgação dos trabalhos da Casa da Cidadania para a comunidade de Feira de Santana e regiões circunvizinhas.

 

“Meu sentimento é de agradecimento. Na minha vida, Deus me deu a oportunidade de participar de oito edições da entrega do Troféu Arnold Ferreira da Silva”, salientou o edil, externando a sua satisfação em ter votado na escolha dos profissionais e veículos de comunicação que contribuem para o fortalecimento do Legislativo feirense.

 

Ronny aproveitou o ensejo para anunciar que, na próxima legislatura, com previsão para o mês de março de 2017, a Câmara Municipal de Feira de Santana contará com a TV Câmara Digital, no canal aberto 34. “Será a primeira Câmara do interior do Norte/Nordeste a ter um canal aberto para toda região de Feira de Santana e regiões circunvizinhas”, destacou.

 

A sessão especial foi prestigiada pelo secretário municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mauro Moraes; pela presidente da ONG Odungê, Lourdes Santana; pelos vereadores Justiniano França (DEM), Eli Ribeiro (PRB), Robeci da Vassoura (PHS), Gerusa Sampaio (DEM), Alberto Nery (PT), além dos edis eleitos para próxima legislatura Luiz da Feira (PPL), Ron (PTC), Fabiano da Van (PPS), Zé Curuca (DEM), e Lulinha (DEM).