Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 16/03/2016

Prorrogadas até esta quarta-feira inscrições para seleção de intérpretes de Libras

PalavraLivre-Blog-libras-Interprete-Pronatec

Foram prorrogadas até esta quarta-feira, 16, as inscrições para a seleção pública simplificada visando a contratação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Podem participar candidatos com nível médio ou superior. Os selecionados vão atuar em escolas da Rede Municipal de Ensino e a carga horária é de 20 (vinte) horas semanais, distribuídas nos turnos matutino, vespertino e noturno, conforme as necessidades da Seduc.

 

Para se inscrever, o candidato deve preencher a ficha disponível no edital da seleção, publicado na aba Educação do site da Prefeitura (no endereço eletrônico www.feiradesantana.ba.gov.br) e entregar no setor de Protocolo da Secretaria Municipal de Educação, localizada à avenida Senhor dos Passos, nº 197, Centro, das 8:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:00.

 

O intérprete de Libras é o profissional que domina a língua de sinais e a língua falada no país onde exerce a função, servindo, no caso da Rede Municipal de Ensino, como facilitador no processo de comunicação entre professores e alunos. No ano de 2015, de acordo com dados da matrícula, 100 alunos surdos frequentaram aulas na Rede.

 

A seleção simplificada oferece contratação por um ano, podendo ser prorrogada uma vez, por igual período. Durante este tempo, o intérprete deverá atuar em sala de aula, em eventos ligados ao ensino, atividades extraclasse, como palestras, cursos, jogos, encontros e debates, além do atendimento ao público em repartições públicas municipais.

 

O processo de seleção conta com quatro etapas, sendo elas: 1) inscrição e entrega dos documentos exigidos através do edital; 2) análise de currículo (valendo 30 pontos); 3) entrevista com caráter classificatório (valendo 20 pontos); 4) tradução/interpretação em caráter eliminatório de três textos (valendo 50 pontos).

 

A comissão de seleção será composta por dois professores da Rede Municipal habilitados na área da surdez, um profissional intérprete de Libras, um profissional da Divisão de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação e um representante surdo.

 

Documentos para inscrição

 

Os documentos necessários são: cédula de identidade civil atualizada, expedida pela Secretaria de Segurança Pública, ou carteira de identidade profissional expedida pelo órgão de classe ou carteira nacional de habilitação (com fotografia, na forma da Lei n° 9.503/97) ou carteira de trabalho e previdência social ou passaporte, ou ainda carteira de identidade expedida pelas Forças Armadas ou auxiliares.

 

Também são exigidos Cadastro de Pessoas Físicas – CPF; comprovante de residência atualizado; comprovante do Serviço Militar (se o candidato for do sexo masculino); comprovante de voto da última eleição; comprovante de escolaridade, podendo ser declaração da instituição ou histórico escolar para o caso dos graduandos; cópia do diploma ou certificado de conclusão do curso de licenciatura para os graduados; ou certificado de ensino médio para os demais.

 

Em caso de dúvidas, os interessados poderão comparecer à Seduc ou ligar para (75) 3603-5950 e falar com a Divisão de Educação Inclusiva, da Seduc.

 

Secom