Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 16/04/2017

Quase 40% dos baianos ainda não declararam Imposto de Renda

Os finais de semana prolongados da Semana Santa e de Tiradentes podem ser a oportunidade que faltava para o contribuinte colocar as obrigações em dia. Metade dos baianos ainda não entregou a Declaração do Imposto de Renda, segundo dados divulgados pela Receita Federal. Anteontem, às 17h, 15 dias do fim do prazo que se encerra no dia 28 de abril, cerca de 456 mil declarações de baianos ainda não tinham sido enviadas.

 

Isso significa que, das quase 1,15 milhões de declarações aguardadas para todo o estado, apenas 458.053 tinham sido recebidas até aquele horário. No Brasil, a situação não é diferente. No mesmo balanço aparece que pouco mais de 11 milhões de declarações tinham sido feitas no país, de 28,3 milhões esperadas.

 

Como declacar

 

A Receita Federal oferece três opções para declarar. É possível fazer diretamente no site do órgão (http://idg.receita.fazenda.gov.br), através do sistema E-CAC. Também dá para baixar o Programa Gerador da Declaração (PGD) nesse mesmo endereço ou baixar o app no celular ou tablet.

 

Primeiro, é preciso separar os documentos necessários. O sistema dá a opção de importar dados do ano anterior. O passo seguinte é escolher a opção Declaração de Ajuste Anual, informar nome e CPF. Depois, é só escolher entre a declaração simplificada ou completa, em que o contribuinte pode inserir as deduções a que a lei dá direito. O software geralmente aponta qual a escolha mais vantajosa, de acordo com o preenchimento dos dados.

 

As informações são do Correio24h