Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 15/07/2015

Recriar tem novas turmas para professores

1472015154232 (1)“Vivemos em mundo plural onde tudo é atraente. A escola precisa também ter esse poder de atração para cumprir seu papel social na vida dos estudantes. Nada melhor que a arte para atuar neste sentido”. A declaração partiu da secretária de Educação, Jayana Ribeiro, na manhã desta terça-feira, 14, durante a primeira aula de Artes Visuais do ano 2015, atividade que integra o Projeto Recriar. A formação é desenvolvida na Fundação Senhor dos Passos.

 

O Projeto Recriar é uma iniciativa da Secretaria de Educação, destinada a formação de professores que atuam em turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, incentivando a arte como elemento formador na identidade dos alunos a fim de que estes aprendam a apreciá-la desde a infância. Mais de 60 professores participam do curso.

 

Com duração de quatro meses e carga horária de 96 horas, a formação é dirigida a Artes Visuais e Teatro. “Esse curso apresenta, de forma prática e embasamento teórico, técnicas para os professores trabalharem a arte com seus alunos. Aqui eles aprendem a pintar quadros, confeccionar jarros e máscaras com materiais reciclados, além de diversas outras formas de expressão artística”, explica Veroka Tosta Gonçalves, professora de Artes Visuais.

 

“Todas as minhas colegas que fizeram o curso, amaram esta atividade. Minha expectativa é aprender mais sobre a arte, com foco principalmente nas expressões africanas”, comenta Laudenice de Jesus Souza dos Santos, professora da Escola Municipal Dr. Noide Cerqueira.

 

“A arte é tão interessante porque é o olhar de cada um frente ao mundo. Um quadro meu é diferente do seu, porque temos expressões diferentes. E cada um de nós tem algo a mostrar através da arte”, defende o professor Gilvan Torres, chefe da Divisão de Planejamento e Técnicas Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação.