Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 12/12/2014

Retração da chikungunya é resultado do trabalho de conscientização

10122014113959Primeiro foi o conjunto George Américo. Depois vieram o Campo Limpo, Sitio Novo e agora o bairro Cidade Nova. Em todos foram realizadas ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para combater o mosquito aedes aegypti. Os bairros aparecem na relação das localidades – total de 77 – com maior número de notificações da febre chikungunya.
O serviço é de sensibilização da comunidade, com visitas domiciliares para chamar a atenção dos moradores sobre a importância de adotarem alguns hábitos que contribuem para evitar o mosquito, a exemplo de não deixar água acumulada e armazenar corretamente os resíduos sólidos.

 

Segundo a coordenadora de Educação em Saúde, Áurea Cerqueira, as visitas aos bairros foram programadas conforme as estatísticas epidemiológicas apresentadas. Ela observa que o trabalho de combate ao mosquito aedes exige mudança de atitude. “É preciso sensibilizar os moradores, porque são nos domicílios que estão concentrados os principais focos”, diz.

 

Desde os primeiros registros da nova doença no município foram notificados 473 (34,25%) casos no George Américo, 237 (17,16%) no Campo Limpo, Sítio Novo com 61 (4,41%), Cidade Nova com 48 (3,47%) e Sobradinho com 42 (3,04%) casos notificados.

 

No trabalho da SMS nos bairros são feitos tratamento focal, bloqueios, acompanhamento e monitoramento dos casos notificados, capacitação dos profissionais de saúde, atendimento ambulatorial com infectologista para pacientes na fase subaguda e crônica da doença; entre outras.