Notícias do Mundo Gospel

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 04/12/2014

Roqueiros inspirados pela Bíblia: jornal lista as músicas mais conhecidas com referências às Escrituras

3Apesar de muitas vezes associado ao satanismo, o rock é um estilo musical em que vários artistas compõem suas músicas com inspirações confessas na Bíblia Sagrada.

 

Esse fato, ignorado por muitos, foi destacado pelo jornal italiano Avvenire num artigo publicado no dia 14 de novembro, onde são apresentados exemplos de músicas e artistas que fizeram “um contínuo mergulho na Bíblia, através de inspiração, histórias e significados que a música nunca se cansou de utilizar”.

 

O jornal diz ainda que “a Bíblia é uma grande motivadora que atravessa e forma algumas das vozes mais significativas do rock”, citando o exemplo de Bono Vox, líder do U2, Bruce Springsteen e Bob Dylan, entre outros.

 

No caso de Bono, que se identifica como um cristão praticante, muitas de suas composições são permeadas de versículos e/ou referências bíblicas. Essas referências são notadas em linguagem e vocabulário usados pelo cantor, que aborda temas vistos desde o Gênesis ao Apocalipse.

 

Dentre as citações mais recorrentes estão os Evangelhos e as cartas de Paulo, além dos profetas Isaías e Habacuque, e as poesias dos Salmos.

 

Assista ao clipe da música “Magnificent”, onde o compositor exalta o magnífico e Seu amor:

 

 

Bruce Springsteen explicitou sua influência bíblica na letra de “Adam Raised a Cain”, em que a história do primeiro assassino registrado é revisitada a partir do conflito com Adão, seu pai:

 

“Na Bíblia, Caim mata Abel / e é expulso do Paraíso / nasce nesta vida pagando pelos pecados de algum outro / Pai, trabalhou toda a vida para quê? Somente por dor / agora caminha nestas salas vazias / buscando alguém para amaldiçoar / e você herda os pecados / e você herda as chamas”.

 

Em outra canção, “Black Cowboys”, o cantor apelidado de “Boss” faz referências ao profeta Ezequiel: “Vem o outono, e a chuva alagou as casas / na vila de Ezequiel, dos ossos secos cai forte e escura sobre a terra / cai sem um som”.

 

Assista ao clipe de “Adam Raised a Cain”:

 

 

O cantor Bob Dylan é um dos roqueiros que, sem cerimônia, usa a Bíblia como inspiração. “Seria pouco dizer que Dylan lê a Bíblia, cita a Bíblia, deixa-se inspirar pela Bíblia. Dylan é literalmente atravessado pela Bíblia, mergulha na Bíblia e com a Bíblia volta à superfície. É improvável alguma imagem de suas canções que não seja reconduzida a uma referência bíblica”, escreveu Alessandro Carrera em seu artigo.

 

A referência mais conhecida que o cantor fez está na música “Blowing In The Wind”, onde cita a imagem da pomba (Gênesis 8:2). Outra música é “Highway 61 Reviseted”, quando o sacrifício de Isaque (Gênesis 22:3) serve de cenário para a composição do cantor.

 

Ouça “Blowing In The Wind”: