Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 26/06/2015

Saiba como limpar seus eletrodomésticos

81641-3Os eletrodomésticos, assim como todos os móveis e objetos da casa, devem ser limpos periodicamente, evitando o acúmulo de impurezas e a proliferação de bactérias. A higienização faz com que eles durem mais tempo e evita a contaminação de alimentos e bebidas.

 

Muitas pessoas ficam com dúvidas na hora de limpar os eletrodomésticos e se perguntam: “eles estragam com água? “ Ou “quais produtos podem ser usados? ”. Se você também faz esses questionamentos, confira a lista abaixo com instruções de como limpar alguns dos principais eletrodomésticos da sua casa.

 

Lava-louças
Como a lava-louças trabalha com água e sabão, muitas pessoas acreditam que não é preciso higienizá-la. Pelo contrário. É fundamental limpá-la periodicamente para que não acumule restos de alimentos que, além do mau cheiro, podem prejudicar o seu desempenho. Para limpar a parte interna, é preciso retirar os filtros e todas as partes móveis, lavando-as separadamente. Use uma escova macia para tirar qualquer resíduo e enxágue o aparelho com água corrente. Na parte externa, basta passar um pano úmido com água.

 

Cafeteira
Para limpá-la internamente, faça uma solução com 1 parte de bicarbonato de sódio para 2 partes de água morna, até encher a jarra. Se não tiver o bicarbonato, pode improvisar com vinagre branco. Passe o líquido pela cafeteira como se estivesse produzindo um café. Repita esse procedimento duas vezes. Depois disso, deixe a cafeteira esfriar e enxágue as partes removíveis com água corrente, e faça um terceiro ciclo da cafeteira apenas com água.

 

Coifa
A coifa é um item que já conquistou o espaço nas cozinhas brasileiras e, apesar dela mesma ser um equipamento importante para manter a limpeza do restante da cozinha, é preciso salientar que ela precisa de cuidados especiais, visto que o inox pode sofrer corrosão com o tempo. Para limpar a coifa, basta usar um pano com detergente neutro na parte externa, e com querosene na parte interna, tomando cuidado para deixar o equipamento completamente seco depois. Assim como a parte externa, os filtros podem ser limpos com água quente e detergente neutro.

 

Micro-ondas
Da mesma forma que o forno elétrico, retire as peças removíveis de seu micro-ondas e limpe-as separadamente. O interior e exterior podem ser limpos com uma esponja bem macia e sabão líquido neutro. Depois, retire o excesso de sabão com um pano umedecido com água.

 

Espremedor de frutas
O ácido de frutas como a laranja e o limão pode amarelar o objeto e, aos poucos, deixar um aspecto de sujeira no espremedor. Por isso, é fundamental limpá-lo com frequência. Retire todas as partes removíveis e coloque de molho em uma solução de água com bicarbonato de sódio, na proporção de 1 de bicarbonato para 3 de água. Deixe de molho até que a cor amarelada suma. Limpe o restante do aparelho com um pano umedecido com água e sabão neutro.