Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 03/11/2014

Saiba quais são os 10 países mais felizes do mundo

29214-2Os latino-americanos são alguns dos povos mais felizes do mundo. Entre os dez primeiros colocados em uma pesquisa feita pela consultoria Gallup-Healthways, sete países estão localizados no continente americano, enquanto os outros três são europeus.

 
O Índice de Bem-estar Global foi feito a partir de entrevistas realizadas com 133 mil pessoas em 135 países. As análises foram separadas em cinco categorias:

 

Social – ter relações de apoio e amor em sua vida.

 

Financeiro – o gerenciamento da vida econômica para reduzir o estresse e aumentar a segurança.

 

Comunidade – gostar de onde mora, sentir-se seguro e ter orgulho da comunidade.

 

Física – ter boa saúde e energia suficiente para cumprir as atividades diárias.

 

Estes indicadores fornecem uma ideia de bem-estar subjetiva, que não está necessariamente relacionada às riquezas ou índices oficiais de desenvolvimento humano.

 

Conforme informado pela consultoria, este conceito “abrange os aspectos mais amplos de uma vida bem vivida”. Com os dados coletados, a Gallup-Healthways identificou que as pessoas com o bem-estar mais elevado são mais saudáveis, mais produtivas e resistentes em face aos desafios, como o desemprego. Diante destes fatores, é possível haver moradores de países pobres relatando elevado bem-estar, enquanto comunidade de países ricos têm baixos níveis de bem-estar em elementos particulares.

 

Veja o ranking abaixo e saiba quais são os países mais felizes do mundo:

 

Panamá

 

Localizado na América Central, este foi o país com a população mais feliz. De acordo com a organização, 61% dos panamenhos estão prosperando em três ou mais elementos. A nação tem uma economia em crescimento e baixos índices de desemprego, fatores que contribuem para a prosperidade local e segurança.

Costa Rica

O país que faz fronteira com o Panamá e é banhado pelo mar do Caribe tem em seu slogan uma frase que traduz bem o sentimento de seus moradores: Pura Vida. Durante as pesquisas, 44% dos participantes se consideraram bem sucedidos em três ou mais elementos da análise.

 

Dinamarca

 

Não é à toa que os dinamarqueses são felizes, a nação possui o mais alto nível de igualdade de riquezas do mundo, o que significa, consequentemente, a menor desigualdade social de todo o planeta. Como se isso não bastasse, em 2008 a Dinamarca foi classificada como o país menos corrupto e no ano seguinte foi eleito o país mais pacífico entre todos.

 

Austria

 

O país nórdico é repleto de belas paisagens e muita bagagem histórica e cultural. Mas, os pontos positivos não param por aí. Entre os europeus, a Áustria é o segundo colocado em bem-estar e segurança financeira. O país também é mundialmente conhecido pela qualidade de vida e dos serviços sociais, com destaque para as estruturas de saneamento básico e saúde.

 

Brasil

 

Com a quinta posição no ranking, 39% dos brasileiros entrevistados disseram se considerar bem sucedidos em três ou mais categorias analisadas. O país tem a maior economia da América Latina e do Hemisfério Sul. Além disso, é reconhecido mundialmente por sua hospitalidade e belas praias.

 

Uruguai

 

Este é um dos países com mais influência europeia da América, estima-se que entre 88 e 94% da população possua ascendência mestiça ou do velho-continente. Este também é um destino turístico famoso mundialmente e considerado um dos melhores entre os países em desenvolvimento. A economia se baseia principalmente na produção agrícola, mas o maior destaque levantado pela população foi em relação ao bem-estar social.

 

El Salvador

 

Este é o menor país da América Central e mesmo assim possui a terceira maior economia da região. O índice de satisfação geral da população foi exatamente igual ao do Uruguai, com 37% dos entrevistados considerando-se bem sucedidos nos índices avaliados.

 

Suécia

 

Os suecos lideram os índices de bem-estar financeiro, com 72% de prosperidade. O país também é um dos mais socialmente justos do mundo. A educação, principalmente de base, é mais um dos destaques providos pelo governo da Suécia à população. Lá, todas as crianças de um a cinco anos de idade têm lugar garantido em uma creche pública, por exemplo.

 

Guatemala

 

Localizada na América Central, a Guatemala oferece climas e vegetações para quase todos os gostos. A enorme variedade vai desde manguezais até florestas no topo das montanhas, sendo a biodiversidade um dos destaques guatemaltecas. Mesmo tendo uma divisão bastante desigual das riquezas, 34% da população local está feliz com as condições do país.

 

Canadá

 

O segundo maior país do mundo em área total também é um gigante econômico. Ao longo de sua história, o Canadá foi influenciado por muitas culturas diferentes, principalmente por britânicos, franceses e indígenas. Com o passar do tempo, imigrantes de outros países também se achegaram aos canadenses para cooperar com a diversidade cultural atual.