Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 14/02/2015

Saúde: consultório móvel leva assistência a moradores de rua

6666Assegurar a assistência à saúde de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Este é o principal desafio da equipe do Programa Consultório na Rua, que na manhã dessa sexta-feira, 13, um dia após o seu lançamento, foi até o Centro de Abastecimento levar atendimento aos moradores de rua.

 
A visita no entreposto comercial foi acompanhada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, pela secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, e a chefe da Atenção Básica, Valdenice Queiroz.

 

A equipe de atendimento é composta de médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e psicólogo. Após buscar uma aproximação com o público-alvo, são transmitidas algumas orientações e feito o cadastro.

 

A enfermeira Iani Araújo afirma que a assistência é prestada no próprio local. “Mas, se houver a necessidade de encaminhamento para uma policlínica, acionamos o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou uma ambulância da própria secretaria”, esclarece.

 

Durante o atendimento são observados os sinais vitais do paciente, através da aferição da pressão arterial e do teste de glicemia, observadas se há presença de lesões pelo corpo e a necessidade de curativos. Todos são serviços considerados da atenção básica.

 

Exames de sangue também poderão ser solicitados com o devido encaminhamento para a rede credenciada. “Se o paciente apresentar características de alguma patologia, como hanseníase ou tuberculose, será prestada a assistência adequada e ele será encaminhado para a unidade de referência”, explica a enfermeira.

 

De acordo com Iani Araújo foi observado, durante os dois meses da fase de teste do programa, maior presença de moradores de rua nos bairros Tomba, Kalilândia, Rua Nova, Praça da Matriz, Rodoviária, além do Centro de Abastecimento. O programa tem o apoio das secretarias municipais de Prevenção à Violência e Promoção aos Direitos Humanos (Seprev) e de Desenvolvimento Social.

 

O prefeito José Ronaldo reforçou a importância do programa em levar para as pessoas em situação de vulnerabilidade social a assistência à saúde, com isso ampliando o acesso aos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

O Consultório na Rua tem a sua base no primeiro andar onde funciona o Centro Municipal de Hepatites Virais, instalado na rua Barão do Rio Branco, 1.054, centro. A comunidade também poderá acionar o serviço ligando para o número (75) 3624-4199.