Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 14/02/2015

Secretaria Municipal de Saúde atende pacientes na própria casa

1322015160837O vendedor de quebra-queixo, Francisco de Assis, 63 anos, foi um dos primeiros pacientes beneficiados pelo Programa de Atenção Domiciliar. O curativo nos ferimentos em sua perna, foi realizado em sua residência, no bairro Rua Nova, na manhã desta sexta-feira, 13.
O vendedor de doce sofreu um acidente de moto há dois meses. Após os cuidados na unidade hospitalar, ele recebeu a alta médica. Contudo, era preciso dar continuidade aos curativos em sua residência. O fato de já ter uma das pernas amputadas há 35 anos e as condições sociais contribuíram para que Francisco fosse enquadrado no perfil do programa.

 

A solicitação foi feita pela equipe da unidade de saúde do bairro após visita do agente de saúde. “O médico, enfermeiro e o assistente social do programa constaram que ele necessita continuar com o tratamento em seu próprio domicílio até a sua recuperação total”, informa a enfermeira referência da Secretaria Municipal de Saúde, Iani de Araújo.

 

A equipe do Programa de Atenção Domiciliar é composta, ainda, por técnico de enfermagem, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e nutricionista. Para a secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, que acompanhou a visita no bairro Rua Nova junto com a chefe da Atenção Básica, Valdenice Queiroz, esse programa é uma nova modalidade de atenção à saúde.

 

“Ele vem fortalecer as ações da Atenção Básica de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças, sendo que no domicílio do paciente”, pontua Denise. A base do Programa de Atenção Domiciliar vai funcionar no mesmo local do Programa Consultório na Rua, na rua Barão do Rio Branco, 1.054, centro.