Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 22/08/2016

Segredos culinários com Maizena

1

Tradição e versatilidade são palavras que definem bem a famosa caixinha amarela de amido de milho. A marca já ultrapassa os 125 anos de existência e é item indispensável nos armários das cozinhas brasileiras. Maizena tem seu poder e é conhecida por suas diversas utilidades, como deixar um bolo bem fofinho, engrossar caldos e dar crocância aos biscoitos.

 

São tantas opções de uso que as famílias desenvolveram seus próprios segredinhos na hora de usar o ingrediente da caixinha amarela. Dicas e detalhes que fazem toda a diferença no preparo e no sabor dos alimentos com Maizena foram passados de geração em geração ao longo desses anos.

 

“O amido de milho é formado por uma cadeia de glicose, que se apresenta na forma de grânulos muito pequenos de cor branca, insolúvel em água e sem sabor”, explica o chef da Unilever, Leonardo Carvalho. “É um ingrediente importantepara o preparo de bolos, biscoitos, cereais, massas, sequilhos e muffins,” ressalta.

 

Outra característica interessante de Maizena® é o fato de ser um produto que não contém glúten, podendo ser utilizado em dietas específicas para aqueles que têm algum tipo de restrição, como em casos de doença celíaca ou de sensibilidade ao componente. No Brasil, de acordo com a Federação Nacional das Associações de Celíacos, cerca de 2 milhões de pessoas são portadores dessa doença.

 

Fique e olhos nas dicas do chef Leo, abaixo:

 

Bolo fofo
Para deixar a massa mais leve e fofa, a cada 2 xícaras de farinha de trigo, troque meia xícara por Maizena®.

Biscoito doce crocante
Para deixar os biscoitos mais leves e crocantes, utilize amido de milho Maizena® na mesma proporção da farinha de trigo.

Mingau
Utilize 2 colheres (sopa) de Maizena® para 1 xícara (chá) de leite e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.

Molho
Para cada 2 xícaras de molho, dissolva 1 colher (sopa) de Maizena® em 1 xícara (chá) de liquido frio, adicione à preparação e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar.

Sopa
Junte 1 colher (sopa) de Maizena® para cada 2 xícaras de liquido. Para sopas cremosas, dissolva a mesma proporção de Maizena® no leite.