Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 17/07/2015

Semana de Aleitamento Materno vai incentivar doações

Semana de Aleitamento Materno - foto Silvio Tito (4)Durante a XXIV Semana Mundial de Aleitamento Materno, que vai ocorrer entre 1º a 7 de agosto, o Banco de Leite do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, vai intensificar as ações para ampliar o número de mães doadoras.

 

Contudo, até a semana de mobilização, a equipe do Banco de Leite está empenhada para reverter o atual estoque que é considerado baixo – o leite armazenado é o suficiente para os próximos sete dias.

 

Além das visitas de rotina nas enfermarias, solicitam que as mães que estiverem produzindo o alimento em excesso entrem em contato com o Hospital da Mulher pelo telefone 3602-7156, quando será agendada uma visita até a residência. Na oportunidade serão avaliadas e transmitidas as orientações necessárias.

 

Atualmente fazem uso do leite armazenado oito recém-nascidos, que estão internados nas unidades de Cuidado Intermediário (UCI) e de Tratamento Intensivo (UTI), bem como para aqueles que estão inseridos no projeto Mãe Canguru, que é desenvolvido na unidade e consiste em colocar o bebê pendurado verticalmente ao corpo da mãe para ajudar no seu desenvolvimento – são crianças que nasceram prematuras.

 

São crianças que se alimentam de 200 ml a 300 ml do leite doado, a cada 24 horas. A coordenadora do Banco de Leite, Camilla Martins, atribui a queda no número de doações ao período dos festejos juninos, quando as famílias muitas vezes viajam. Ela diz que qualquer mãe pode ser doadora, contanto que esteja produzindo leite em excesso.

 

“O leite materno é o alimento que contém todos os nutrientes que o bebê precisa para crescer. Previne doenças que podem aparecer em longo prazo, como a hipertensão e a obesidade; é considerado fator de proteção contra problemas respiratórios, alergias e diarréias, além do ato de amamentar aumentar o vínculo afetivo entre a mãe e seu filho”, afirma.