Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 28/09/2017

Senado aprova projeto que autoriza porte de arma para agentes de trânsito

O Senado aprovou nesta semana um projeto que autoriza o porte de arma de fogo para agentes de trânsito de todo o país quando eles estiverem em serviço. A proposta já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e, por isso, segue agora para a sanção do presidente da República, Michel Temer.

 

Pelo projeto, a autorização para o porte de arma está condicionada à comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio da arma. O portal De Olho na Cidade ouviu agentes para saber quais são as opiniões sobre a nova proposta.

 

Wellington Santana disse ser favorável ao porte de arma, isso por que são inúmeras as situações de perigo vivenciadas por eles na rotina de trabalho. Ele diz ainda que entende ser necessário um curso de capacitação antes do uso do armamento.

 

Por outro lado, Eduardo Oliveira, demonstra preocupação com uma sanção da lei. O agente disse que, talvez, se aumente os conflitos com o uso de arma nas atividades profissionais. “Vai mudar tudo, até mesmo nossas relações com as situações mais normais do dia e isso preocupa”.

 

O texto estabelece também que a autorização para o porte de arma de fogo dos agentes de trânsito está condicionada não só ao interesse de ente federativo que os subordina como à sua formação funcional em estabelecimentos de ensino de atividade policial e à existência de mecanismos de fiscalização e de controle interno.