Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 07/04/2016

Seu cabelo está caindo? Descubra se é doença e qual a causa

56e8cf06-782a-44de-841a-4288390076f1

Você está sofrendo com queda de cabelo? Antes de se desesperar, saiba que é normal a perda de até 100 fios por dia. Porém, como é difícil a gente contabilizar essa quantidade, caso você desconfie que a perda está muito acentuada, marque uma consulta para realização de exames.

 

A dermatologista Michele Haikal me explicou que o teste chamado dermatoscopia digital de alta resolução dá a possibilidade de se ver estruturas capilares e do couro cabeludo que não são vistas a olho nu e, assim, detectar se há algo errado.

 

De forma geral, Michele me disse que há diversas causas para a queda do cabelo. Entre as principais estão:

 

– alopécia androgenética -> que está ligado a uma questão hormonal – tem a ver com receptores para DHT (o hormônio di-hidrotestosterona)

 

– a alopécia areata -> doença autoimune em que os anticorpos da própria pessoa atacam o fio de cabelo),

 

– o líquen plano pilar -> doença inflamatória também autoimune.

 

Além das doenças, a falta de nutrientes no organismo, como a zinco, vitamina b12, ferro, vitamina C (que podem decorrer do estresse) também podem levar à perda do cabelo. Uma alimentação ruim também pode ser prejudicial, pois pode deflagrar doença autoimune. Sem contar a micose também é causa de perda fios.

 

Se você se identificou com esses problemas, saiba que há tratamento, revela a médica.

 

— Mas o tratamento sempre depende da causa. Quando é por aumento do número de receptores para DHT, precisamos usar um anti-DHT. O óleo de côco é um anti-DHT natural. Quando o problema é devido a uma doença autoimune o organismo deve ser tratado como um todo, uma das maneiras de se fazer isto é suplementar várias vitaminas, aminoácidos e produtos naturais, e também fazer os injetáveis naturais no couro cabeludo necessários. Enfim, depende da causa sempre. Cada caso é um caso.

 

Uma curiosidade é que, geralmente, nessa época que estamos agora, o outono, é quando a gente mais perde fios. Mas há explicação:

 

— Cabelo tem fases, e existe uma destas fases que é a fase de queda. Em algumas pessoas esta fase ocorre no período do outono, começo do inverno, mas isto é habitual, porém não é uma regra para todas as pessoas.

 

Ah, pintar e pentear os cabelos não provocam a queda dos fios, tá? Isso é um mito completo. Mas podem provocar quebra.

Vamos nos cuidar?!!

 

(Por: Vanessa Sulina)R7- BAHIA