Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 09/01/2015

SMTT inicia vistoria em veículos do transporte escolar

812015162420A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Feira de Santana (SMTT) iniciou nesta quinta-feira, 8, a vistoria nos veículos que fazem transporte escolar no município. A fiscalização acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no pátio da Secretaria, e vai até o dia 30 de janeiro. Os proprietários que não comparecerem à inspeção no prazo previsto terão a autorização cassada.

 
A fiscalização é determinada pelo Código de Trânsito Brasileiro e deve ser feita anualmente. De acordo com informações da SMTT, existem 83 veículos cadastrados e autorizados para o transporte escolar em Feira de Santana.

 

Os veículos reprovados na inspeção e com pendências terão um prazo para regularizar a situação. No entanto, os itens referentes à segurança e equipamentos obrigatórios devem ser regularizados imediatamente, sem prazo. Se isso não ocorrer, o permissionário fica impedido de prestar o serviço.

 

Segundo Ebenezer Tuy, secretário municipal de Transporte e Trânsito, também é necessário que os pais estejam atentos. “Em nosso município já tivemos diversas queixas de crianças e adolescentes que durante o trajeto da escola para casa foram aliciadas. Por isso, antes de contratar este tipo de serviço é prudente verificar a procedência do veiculo e também do condutor”, adverte o secretário.

 

DOCUMENTOS

 

No ato da vistoria, o permissionário do serviço deve apresentar os seguintes documentos, originais e fotocópias:
– CRV (Certificado de Registro de Veículo);
– CRLV atualizado (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo/DPVAT);
– Antecedentes Criminais (Proprietário e Condutor);
– CNH categoria D (Carteira Nacional de Habilitação do Proprietário e/ou Condutor);
– Certidão Negativa de ISS;
– Certificado do Curso de Capacitação para Transporte Escolar (Proprietário e/ou Condutor);
– RG (Proprietário e Condutor);
– CPF (Proprietário e Condutor);
– Título Eleitoral;
– Certificado de Inspeção do GNV (veículo a gás);
– Certificado de Inspeção do Tacográfo);
– CPSV (Certificado Periódico de Segurança Veicular).

 

O secretário Ebenezer Tuy informa ainda que durante a vistoria serão verificados itens como: pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroceria, com dístico “Escolar”, na cor preta, sendo que, em caso de veículo de carroçaria pintada na cor amarela, as cores indicadas devem ser invertidas.

 

Também são verificados o equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira; cintos de segurança em número igual à lotação e outros requisitos e equipamentos estabelecidos pelo Contran.