Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 19/08/2014

Testemunhas de Jeová se modernizam e investem em “evangelização online”

Testemunhas de AdonaiEmbora muitas igrejas evangélicas ainda não tenham se engajado totalmente no mundo moderno, cada vez mais virtual e interativo, as seitas parecem ter despertado para o alcance das mídias eletrônicas. Pouco tempo após os mórmons terem preparado um verdadeiro “exército virtual” para evangelização online, agora são as Testemunhas de Jeová que dão um grande passo nessa direção.

 

Embora em termos teológicos o que eles fazem é “proselitismo”, preferem utilizar o termo bíblico “evangelização”. Desde o início de agosto, as Testemunhas de Jeová começaram uma campanha mundial para divulgar o seu site oficial, o jw.org.

 

Para isso, estão distribuindo nas casas um novo folheto que tem por título “Onde Encontrar as Respostas mais Importantes da Vida?”. J. R. Brown, porta-voz da seita com sede mundial em Nova York, declarou: “Estamos muito animados com essa campanha. Existem cerca de 8 milhões de Testemunhas de Jeová em todo o mundo, e todos nós vamos falar desse site para as pessoas. Essa pode ser a maior campanha que nós já organizamos.”

 

Alardeando ser o site “mais traduzido do mundo”, o jw.org está disponível em cerca de 500 idiomas, algo que nenhum outro site conseguiu até agora. Também são disponibilizadas publicações da seita para download em quase 700 idiomas. Para efeitos de comparação, o Google oferece suporte para 71 idiomas, enquanto a Wikipédia traz conteúdo em 287 traduções.
O número de acessos do site gira em torno de um milhão de pessoas por dia. É pouco se comparado aos grandes portais, mas uma marca considerável para um grupo que durante décadas ficou famoso pelas visitas individuais, indo de casa em casa com sua literatura.

 

O uso da tecnologia mostra que o grupo religioso procura se reinventar com uma roupagem mais moderna. Além de artigos, o site traz vídeos formatados para pessoas de diferentes idades e formações, incluindo material especialmente desenvolvido para crianças.

 

O novo folheto, por exemplo, traz um código QR que pode ser lido com qualquer smartphone, levando a um vídeo intitulado “Por que estudar a Bíblia?”, já disponível em 450 idiomas e que foi baixado aproximadamente 4 milhões de vezes desde o seu lançamento.

 

Um dos aspectos que chamam atenção é que o trabalho de tradução da página oficial das Testemunhas de Jeová é feito por centenas de voluntários. Para cada idioma, há uma equipe de membros das Testemunhas de Jeová que fazem a tradução dos textos originais em inglês.

 

Os investimentos parecem dar resultado. A empresa Alexa, especializada em medir os acessos à internet, elabora seguidamente rankings dos sites mais visitados. Na categoria “Religião e Espiritualidade” existem cerca de 87 mil sites. Entre esses, estão os sites oficiais das principais grupos cristãos do mundo. Atualmente, o jw.org ocupa o segundo lugar, perdendo apenas para o site BibleGateway, que oferece online centenas de traduções da Bíblia. O terceiro lugar pertence aos mórmons. Saiba mais sobre a seita Testemunhas de Jeová.