Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 05/11/2014

Testemunhas vêem rosto de Jesus na fumaça de um incêndio, e afirmam se tratar de um milagre

rosto-jesus-fumaça-incêndioNa última semana um incêndio assustou os moradores da cidade de Fresno, no estado norte americano da Califórnia. Durante o resgate das pessoas que estavam no local, um curioso fenômeno chamou a atenção de várias testemunhas: elas viram uma imagem do rosto de Jesus se formar na cortina de fumaça provocada pelas chamas.

 

A crença de que a imagem realmente se tratava de um milagre foi ainda mais reforçada quando um homem foi resgatado do meio do incêndio, saindo nos braços de outro homem, que havia entrado no local ao seu socorro.

 

– Você vê Jesus na fumaça e então uma pessoa é salva. Isso não é uma coincidência – afirmou uma das testemunhas, identificado como Wyatt Forker, à agência UPI.

 

Raymond Dreiling, da Diocese Católica de Fresno, também comentou o fenômeno, afirmando acreditar se tratar de uma coincidência. Porém, ele afirma não descartar que tenha havido um “sinal” divino no local.

 

Pareidolia

 

O nome do fenômeno psicológico que faz as pessoas enxergarem formas em sombras, fumaça, nuvens e outros locais é chamado pareidolia e, de acordo com os estudiosos do assunto, geralmente envolve um estímulo vago e aleatório.

 

Nesse fenômeno, muitas pessoas afirmam enxergar rostos atribuídos a Jesus, e a repercussão disso sempre é carregada de polêmica e, invariavelmente, geram comentários críticos e sarcásticos

 

Recentemente, um grupo de cientistas ganhou um prêmio por um estudo sobre o fenômeno, no qual investigaram o cérebro de pessoas que enxergavam a imagem de Jesus no pedaço de pão torrado.

 

Como resultado da experiência com o cérebro de pessoas que viam o rosto de Jesus na torrada, os cientistas chegaram a uma conclusão de como funciona o raciocínio desses indivíduos e receberam um prêmio internacional promovido pela revista de humor científico Anais da Pesquisa Improvável, prêmio que é considerado uma provocação no meio científico e geralmente é levado na brincadeira pelos estudiosos.

 

Gospel +