Dicas

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 25/08/2014

Truques para tirar onze tipos de manchas das roupas

unnamed (2)Manchou aquela roupa que você adora e não sabe o que fazer para limpar o tecido? Não entre em pânico, isso é um problema que pode ser resolvido. Mas antes de tentar remover a marca, você deve saber que quanto antes tentar tirá-la, mais fácil será. Caso ela fique muito tempo no tecido pode se incrustar nas fibras e tornar a remoção uma tarefa quase que impossível. Para te ajudar, o Moda & Estilo listou alguns truques práticos que podem eliminar a sujeira e salvar a peça.

 

Confira:

 

Maquiagem

 

Esfregue um pouco de álcool 90º no tecido manchado e depois lave a roupa normalmente. Não deixe para secar ao sol. Se a mancha for de batom, é recomendado utilizar acetona em peças brancas, e nas coloridas, passar um cubo de gelo para as fibras se abrirem, e um pouco de detergente de cozinha.

 

Sangue

 

Essa mancha sai facilmente com uma solução de água com água oxigenada 20 volumes. O vinagre também pode ser um excelente removedor de manchas de sangue seco.

Gordura

 

Éter, benzina, gasolina e querosene são ótimos removedores de gordura. É só embeber uma escova em uma das substâncias e esfregar sobre a mancha. Para roupas coloridas é recomendado lavar a região com sabão e água quente ou polvilhar um pouco de talco ou farinha sobre a mancha.

 

Caneta

 

Passar um algodão embebido em álcool ou sabão sobre a mancha é o recomendado. Caso ainda não tenha conseguido removê-la, tente aplicar um pouco de suco de limão.

Graxa

Cubra a mancha generosamente com talco e remova o excesso. Na falta, você poderá usar maisena ou sal. Em seguida, espalhe detergente de louça sobre a mancha, espere cerca de 20 minutos e depois lave.

 

Tinta a óleo

 

Misture uma colher de chá de detergente em um copo de água morna. Com a ajuda de uma esponja limpa, passe o líquido em cima da mancha. Em seguida, lave com água fria e deixe secar naturalmente. Para os tecidos escuros, passe um pouco de leite quente ou um pouco da casca do limão e depois lave com água e sabão neutro.

 

Mofo

 

A solução é tentar retirar os fungos com um pano ou algodão embebido em sabão de pH neutro. Outra medida é aplicar vinagre branco e suco de limão. Deixe a peça ao sol por algumas horas e lave-a separadamente do resto das roupas.

Suor

Coloque a roupa de molho durante 15 minutos em uma solução feita com 3 colheres de chá de vinagre branco e 1 litro de água. Depois lave a roupa normalmente.

 

Desodorante

 

Para remover manchas de desodorante, deve-se esfregar suavemente uma esponja umedecida com água oxigenada sobre a mancha e deixar agir por 1 ou 2 minutos.

 

Café

 

Se a mancha for recente, esfregue gelo no local até que desapareça. O uso de uma solução de água e bicarbonato de sódio para a remoção também é indicada. Porém, se a mancha estiver seca o indicado é esfregar um pano úmido com álcool ou vinagre branco.

 

Mancha deixada por outra roupa

 
De preferência, não a deixe secar com a “nova cor”. Numa panela, coloque-a em água com um pouco de sabão e dê uma fervida rápida.

 

iBahia