Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 04/08/2014

Uefs sedia o 9º Simpósio Brasileiro de Captação de Água de Chuva

17250-2 Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vai sediar, de 12 a 15 de agosto de 2014, o 9º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva (SBCMAC), evento organizado em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Com o tema central Água de Chuva: segurança hídrica para o século XXI, pesquisadores de todo o país vão discutir o papel da água de chuva para abastecimento da sociedade frente a problemas como poluição e escassez dos mananciais tradicionais.

 

As instalações da Uefs contam com auditório para até 1200 pessoas, área de 1500 m2 para exposição técnica e diversas salas para apresentação de trabalhos orais. A inscrição pode ser feita através da internet, em www.acquacon.com.br/9sbcmac, site em que os interessados podem acessar a programação e outras informações sobre o evento.

 

Conforme os organizadores, o aproveitamento da água de chuva, nos dias atuais, passa por um processo avançado de transição tecnológica que já envolve tomadores de decisão, usuários e fabricantes de materiais e equipamentos, com forte participação da academia. Diante disso, o Simpósio vai discutir e buscar soluções para problemas como as tecnologias usadas, os cuidados com a saúde humana, dimensionamento ótimo de cisternas, aproveitamento para uso agropecuário, urbano e industrial, manejo de microbacias e o impacto das mudanças climáticas.

 

O primeiro SBCMAC foi realizado em 1997, em Petrolina (PE), numa iniciativa do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) em parceria com outras organizações nãogovernamentais, organizações de base e comunidades. Foram adotadas algumas medidas elaboradas durante o evento, como a construção de cisternas.

 

Já em 1999, foi realizado o 2º Simpósio Brasileiro sobre Sistemas de Captação de Água de Chuva, que ocorreu, também em Petrolina, concomitantemente à “IX Internacional Conference on Rainwater Catchment Systems”. O marco foi a criação da Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva (ABCMAC). A partir daí e diante do interesse da sociedade acerca do aproveitamento e manejo da água de chuva, foram realizados em 2001, o 3º Simpósio em Campina Grande-PB; em 2003, o 4º Simpósio em Juazeiro-BA; em 2005, o 5º Simpósio em Teresina-PI; em 2007, o 6º Simpósio em Belo Horizonte-MG; e em 2009, o 7º Simpósio em Caruaru-PE.

 

Em 2012, a cidade de Campina Grande-PB sediou a realização do 8º SBCMAC, tendo como tema central “O aproveitamento da água de chuva em diferentes setores e escalas: desafio da gestão integrada”. Com a escolha desse tema, a ABCMAC explicitava seu entendimento de que a captação e aproveitamento da água de chuva, fundamental para o semiárido, pode ser estendido com vantagens aos setores urbano e industrial.

 

As informações são da Uefs.