Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 13/08/2014

Uma nova merenda escolar para Feira

1282014084248 Trazer novidades no cardápio das escolas municipais. Esse é o objetivo da formação que acontece até esta terça-feira, 12, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, às merendeiras da rede. Os encontros acontecem na sala 23 do módulo III na UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana).

 
O curso é dividido em aulas práticas e teóricas, onde durante a tarde, as servidoras aprendem técnicas de higienização e cozimento com os estudantes de Engenharia de Alimentos da Uefs, e duramente a manhã do dia seguinte, elas experimentam e abusam da criatividade na criação dos pratos, com o auxílio das Nutricionistas da Seduc. Ao longo de 7 dias, cerca de 210 merendeiras participaram das formações, sempre em turmas de aproximadamente 30 alunas.

 

“É importante além de saber as técnicas de limpeza e cozimento dos alimentos, as merendeiras aprenderem a usar seu lado criativo. É importante saber usar os ingredientes para transformar a merenda escolar em algo atrativo e agradável”, afirma a nutricionista da Seduc, Ana Karla Ribeiro Azevedo.

 

A formação que acontece anualmente é também uma forma de preparar as servidoras para o manuseio das novas cozinhas da rede municipal. Com o Projeto Reequipar, todas as escolas passarão a receber mobiliários novos e também utensílios de cozinha industrial, como fogão, batedeira e liquidificador.

 

Karine Ramos, Nutricionista da Secretaria de Educação afirma: “É possível fazer uma nova merenda escolar. A partir de agora elas têm formação para além de abusar da criatividade, se valerem dos novos instrumentos de trabalho para complementar a alimentação dos estudantes”.

 

No curso, são apresentadas ainda, noções de per capta, onde cada merendeira aprende a contabilizar a quantidade exata de alimento, para o número de estudantes de cada unidade. No encontro desta segunda-feira, 11, foram produzidos pratos como: Charque com abóbora, escondidinho de aipim com carne moída e estrogonofe de frango.

 

 

Secom