Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 13/01/2016

Urologista: Veja o check-up adequado para cada faixa etária do homem

bb22a7d7-77bf-4003-9a20-1ef645b679a8O “check-up” deve fazer parte do cotidiano masculino tanto quanto faz de uma criança ou das mulheres. No entanto, a maioria dos homens só vai ao médico porque a esposa leva ou então quando há algum sintoma.

 

“Os homens têm o hábito de irem ao consultório apenas em uma situação: quando sentem algum sintoma. E, mesmo assim, só procuram um especialista a partir da insistência de uma mulher (seja esposa, mãe ou até filha)”, explica o Dr. Daher Chade, urologista do Hospital Sírio Libanês e do Instituto do Câncer de SP.

 

“As novas gerações tem o hábito de procurar o urologista com maior frequência que os homens mais idosos, mas ainda assim, é comum vermos casos de doenças avançadas diagnosticadas tardiamente devido à falta do acompanhamento médico preventivo”, alerta o Dr. Chade.

 

O especialista explica que o acompanhamento clínico pode ser realizado em todas as faixas etárias, já que em cada uma delas há uma necessidade específica. Veja quais são:

 

Entre 03 e 05 anos: Muitos pediatras avaliam a necessidade de uma possível cirurgia de fimose, entretanto, esse procedimento deverá ser realizado após a avaliação de um urologista.

 

Entre 12 e 18 anos: O urologista é o médico mais indicado para os meninos para avaliar o desenvolvimento dos órgãos genitais, prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), disfunções miccionais (que podem surgir nessa faixa etária) além de orientações e dúvidas sobre a vida sexual masculina.

 

Entre 20 e 49 anos: O homem deve procurar o urologista para manter a prevenção e ou tratamento de DST’s, além de iniciar a prevenção contra o câncer de testículo, que pode surgir nesse período.

 

Entre 40 e 45 anos: Começa um período em que o homem deve ir anualmente ao urologista. Para aqueles que possuem histórico familiar, a partir dos 40 anos, é necessário começar a prevenção contra o câncer de próstata, que é considerado o 3º câncer mais comum em todo o mundo, sendo o principal entre homens. Para aqueles que não possuem histórico familiar, a prevenção pode ter inicio a partir dos 45 anos.

 

Além disso, assim como o ginecologista indica exames de varias especialidades para as mulheres, o urologista realiza o mesmo procedimento com os homens. E, com essa idade, já é possível começar a prevenir outros tipos de doenças realizando exames cardiológicos, de sangue (para avaliar colesterol, triglicérides e glicemia) e exames clínicos específicos, como o de pulmão em fumantes.

 

A partir dos 50 anos: Além de se manter a prevenção do câncer, o urologista pode auxiliar em problemas comuns nessa faixa etária, como o tratamento de crescimento benigno da próstata, problemas na bexiga, rins, prevenção de câncer de intestino, além da prevenção e tratamento de disfunções sexuais.

 

De acordo com Dr. Chade, o check-up adequado para cada faixa etária pode prevenir vários tipos de problemas, com maiores chances de nos mantermos saudáveis. “Quando se descobre qualquer doença no início, a probabilidade de cura é muito maior”, conclui o urologista.
GUIAME