Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 26/05/2017

USF usa cultura para combater drogas nas escolas

Promover o enfrentamento ao uso de drogas e a violência nas escolas através do incentivo à cultura. Esta é a arma utilizada pela Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Eucalipto, através do programa Saúde na Escola, para sensibilizar os estudantes do Colégio Polivalente. O tema vem sendo amplamente debatido em toda a sociedade.

 

Para estimular a cultura e alertar para os malefícios de drogas lícitas ou ilícitas, a sensibilização foi realizada, na manhã desta quinta-feira, 25, com apresentação teatral pelas bailarinas Iasmin Santana e Tatiane Pereira Vaz, da Escola de Dança Ebateca, e o violinista Miguel dos Santos Carvalho, que encenaram uma situação em que os três jovens abandonaram as drogas para brilhar como artistas.

 

O projeto foi desenvolvido na escola pela assistente social Alyxi Veloso, que também participou da peça como bailarina, e a psicóloga Emely Késia Costa Rodrigues, ambas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). “Todos os anos até outubro, a Secretaria de Saúde promove este programa Saúde nas Escolas em parceria com as escolas para sensibilizar a comunidade”, frisou a assistente social.

 

A coordenadora pedagógica do Colégio Polivalente, Fabiana Andréa Noniz Gadea explica que a ação incentiva a cultura da paz e a não violência nas escolas. “Com a apresentação, os alunos refletem sobre este contexto e se conscientizam sobre o mau provocado pelas drogas”, afirmou.

 

A encenação, com duração de cerca de meia hora, atraiu centenas de estudantes e contou com a participação de um aluno cadeirante, que interagiu com as bailarinas e o violinista.

 

Secom