Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 20/06/2014

Uso excessivo de celular e tablets pode provocar lesões nas mãos

2704451O uso excessivo de smartphone e tablet podem causar lesões sérias nos polegares, punhos e mãos, decorrentes dos movimentos excessivos e repetitivos dos músculos e tendões. O ortopedista Fabiano Nunes Faria, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, afirma que o hábito de usar os aparelhos eletrônicos com frequencia pode gerar inflamações locais, como a tenossinovite.

 

A inflamação é decorrente da repetição dos movimentos, que gera um aumento no atrito dos tendões com sua membrana. Quanto mais cedo o uso dos gadgets é iniciado, maior é o risco de lesão, segundo o especialista, já que o esqueleto das crianças ainda está em formação. Os polegares são mais afetados quando está relacionado ao uso de celular, e a musculatura do dedo não está acostumada ao envio de mensagens e telas sensíveis ao toque. As dores podem ser estendidas para o pescoço, ombros e até a coluna.

 

“Por serem aparelhos que não estão preparados ergonomicamente para atividades contínuas, podem gerar desconforto também na postura”, explica Fabiano Nunes. Outros sintomas são a rigidez muscular, limitação dos movimentos das articulações e cansaço, tanto muscular quanto visual.

 

O problema pode ser diagnosticado por meio de análise clínica dos sintomas, ultrassom para avaliação da inflamação ou raio X. O tratamento pode ser a base de gelo, medicação, repouso ou reabilitação na fisioterapia. O ortopedista afirma que as inflamações são reversíveis se tratadas logo no início. Se não for tratada a tempo, a inflamação pode danificar tendões e articulações, e se tornar tendinite, artrose, e em alguns casos, é recomendável procedimentos cirúrgicos. O médico recomenda o uso moderado dos aparelhos, e que se evite utilizá-los na cama ou no sofá, e que procure um médico em caso de dores.