Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 06/03/2015

Vacina contra o HPV disponível a partir de segunda-feira

532015160948 A partir da próxima segunda-feira, 9, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Rede de Frio, dará início à 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) para meninas na faixa etária de 9 a 11 anos. A proteção é contra o câncer de colo de útero.

 
A vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) quanto nos postos do Programa Saúde da Família (PSF), instalados nos bairros e distritos. É importante levar o documento de identidade e o cartão de vacinação.

 

A vacina contra o HPV protege mulheres que ainda não iniciaram a sua vida sexual e não tiveram contato com o vírus. O ciclo se completa em três etapas. Em setembro as adolescentes devem tomar a segunda dose e a terceira etapa será daqui a cinco anos.

 

A coordenadora da Rede de Frio, Kátia Ferrais, informa que a vacina também será disponibilizada nas escolas através do Programa Saúde na Escola, executado por meio de um ônibus adaptado com consultório. “É importante que as meninas nessa faixa etária tomem a vacina, uma vez que estarão se prevenindo contra o câncer de colo do útero”.

 

Em 25 de abril, antecipa a coordenadora, começa a Campanha Nacional contra a Influeza, que termina em 15 de maio. Devem receber a vacina, pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, portadores de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, grávidas e profissionais da saúde. Ainda, mulheres que deram à luz em até 45 dias e pessoas privadas de liberdade.