Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 06/09/2014

Vacina contra o HPV estará disponível a partir de segunda-feira (8)

18262-2A partir de segunda-feira, 8, a vacina contra o vírus HPV (Papilomavírus Humano) já poderá ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos postos do Programa Saúde da Família (PSF). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Rede de Frio, deu início nesta sexta-feira, 5, a distribuição do imunizante nas unidades.

 

A vacina é destinada a meninas na faixa etária de 11 a 13 anos e protege contra o câncer do colo do útero. O ciclo da imunização é completado em três etapas. Esta é a segunda etapa – a primeira foi há seis meses. E a terceira é cinco anos depois da primeira aplicação.

 

Para ter acesso à vacina basta se dirigir a uma das unidades do PSF ou em uma UBS e solicitá-la. A jovem deve apresentar o cartão de vacinação e um documento que a identifique.

 

A enfermeira da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Kátia Ferrais, diz que a vacina contra o HPV foi introduzida ao calendário de vacinação do adolescente. Portanto, quem ainda não tomou o imunizante também deverá se dirigir a uma unidade de saúde.

 

“Vamos elaborar um cronograma para disponibilizar a vacina também nas escolas”, diz. O HPV é uma doença sexualmente transmissível. A vacina é comprovadamente eficiente para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual – por isso ainda não tiveram contato com o vírus.

 

As informações são da Secom/PMFS.