Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 19/11/2014

Vacina tríplice acelular já está à disposição das gestantes

18112014150009Vacina tríplice acelular já está à disposição das grávidas em todas as unidades de saúde de Feira de Santana. A gestante deve ser vacinada a partir da 27ª semana a até 20 dias da previsão do parto. O imunizante, que protege contra tétano, difteria e coqueluche, neste caso também será direcionado à imunização do bebê contra a coqueluche, que indiretamente se previne contra a doença – a mãe passa a vacina pela placenta.
Não há necessidade de antes de solicitar a vacina se consultar com o médico. A previsão da Secretaria da Saúde é que mais de nove mil gestantes que moram em Feira de Santana sejam imunizadas. A nova vacina foi introduzida no calendário das grávidas – as outras são a DT adulto, influenza e a hepatite B.

 

Caso a futura mãe não tome a vacina, a criança apenas será imunizada quando completar dois meses de nascido. Durante a janela imunológica ela fica desprotegida. Também serão vacinados os profissionais que trabalham nas maternidades e nas UTIs Neonatais. “São as primeiras pessoas que tem contato com as crianças”, explica a coordenadora do Programa de Imunização do município, Kátia Ferrais.

 

 

Ela disse que a Secretaria de Saúde vai solicitar às maternidades e hospitais públicos e privados listas com os nomes dos profissionais que trabalham diretamente nos setores citados anteriormente. A vacinação será feita por profissionais da secretaria.