Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 03/02/2015

Vaticano anuncia que irá oferecer cortes de barba e cabelo para moradores de rua

retratacao-do-vaticano O Vaticano anunciou que oferecerá cortes de barba e cabelo para os moradores de rua que vivem nos arredores da Praça de São Pedro. A decisão é um incremento do serviço social pró-moradores de rua iniciado pelo papa Francisco há poucos meses.

 

O bispo Konrad Krajewski afirmou ao jornal católico italiano Avvenire que, além dos banheiros públicos para os moradores de rua tomarem banho e os sacos de dormir para não sofrerem tanto com o inverno, agora a sede da Igreja Católica vai oferecer cortes de cabelo e barba.

 

Krajewski, que é o chefe do escritório de caridade do papa, disse que os serviços deverão ser iniciados assim que as novas instalações estiverem prontas. O local escolhido para abrigar a barbearia foi uma das áreas desocupadas sob a colunata da Praça de São Pedro, e a previsão é que as obras acabem até 16 de fevereiro.

 

O serviço de cortes de cabelo e barba será feito por profissionais voluntários, todas as segundas-feiras, dia da semana que normalmente os estabelecimentos desse ramo estão fechados na Itália.

 

A maior parte do equipamento necessário, como os instrumentos de corte, cadeiras e espelhos foram doados e estavam sob cuidados do Vaticano.

 

A ideia para oferecer cuidados aos moradores de rua surgiu quando o próprio Krajewski conversou com um morador de rua e ouviu dele que, embora fosse fácil encontrar instituições de caridade que oferecem refeições, eles tinham dificuldade de se lavar, pela ausência de banheiros públicos com duchas.

 

O bispo conversou com o papa sobre o assunto, e o pontífice autorizou a construção dos banheiros em dependências do Vaticano próximas à Praça de São Pedro. Em seguida, foram oferecidos sacos de dormir para enfrentarem as noites de inverno, e agora, os cortes de barba e cabelo.