Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 12/08/2014

Vendedores são mobilizados no combate a dengue e leptospirose

3Vendedores de frutas, verduras e legumes, bem como comerciantes de carnes e cereais da feirinha do Tomba foram orientados, na manhã deste sábado, 9, sobre a importância em acondicionar adequadamente os resíduos sólidos em sacos plásticos para evitar algumas doenças, a exemplo da dengue e leptospirose.

 
A Caravana da Saúde faz parte das ações do projeto de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue desenvolvido em Feira de Santana. Conta com a participação de prepostos da Vigilância Epidemiológica, como enfermeiros, biólogos e agentes de saúde e de endemias.

 

 

Na oportunidade, além de orientar os vendedores e consumidores, foram distribuídos sacos plásticos e panfletos. “Aproveitamos as feiras-livres, onde muitas pessoas estão reunidas, para conscientizá-las sobre a importância em combater o mosquito aedes aegypti e a manifestação dos roedores”, afirmou a bióloga Juliana Andrade.

 

 

“Estes são agravos que estão associados também ao acondicionamento inadequado do lixo”, reforçou. Os profissionais orientaram ainda sobre a importância das pessoas em procurar os serviços de saúde assim que sejam identificados os primeiros sintomas da doença. “Febre alta, dores de cabeça e nas articulações, prostração, dor abdominal intensa podem ser um dos sinais da dengue”, destacou a bióloga.

 

 

A Caravana da Saúde já percorreu o Centro de Abastecimento, no último dia 19 de julho, e estará no bairro Cidade Nova no dia 30 de agosto e, em 13 de setembro, está prevista uma mobilização na feirinha da Estação Nova, na avenida João Durval Carneiro.

 

 

A vendedora de frutas Nalva Matos, 58 anos, há 30 atua na feirinha do Tomba. Ela afirmou que faz a sua parte no controle do mosquito transmissor da dengue. “Sei que se eu deixar o lixo exposto, ele pode se transformar em um local para o mosquito se reproduzir”.

 

 

As ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde colocaram o município em primeira posição dentro do projeto de Mobilização Social, que também é desenvolvido em outras cidades baianas.

 

Portal CIdade Gospel