Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 18/10/2017

Vias exclusivas de ônibus vão ser monitoradas por radar

As vias exclusivas para os ônibus que fazem o transporte urbano de passageiros, que existem em quatro ruas e avenidas de Feira de Santana, dentro de alguns meses passarão a ser fiscalizadas eletronicamente.

 

Um radar já foi instalado na praça Dom Pedro II, mais conhecida como Praça do Nordestino, e está em teste. O equipamento flagra veículos que trafegam ilegalmente nestas faixas.

 

Equipamentos semelhantes serão instalados nas ruas JJ Seabra e Visconde do Rio Branco, nas avenidas Senhor dos Passos – entre as ruas Santo Dumont e Monsenhor Mário Pessoa, e a partir da praça J. Pedreira.

 

Além de coibir a invasão destas pistas por veículos pequenos, os radares fiscalizarão a velocidade dos ônibus, que não deve passar de 50 quilômetros por hora. Os excessos serão devidamente punidos com multas.

 

O superintendente de trânsito, Maurício Carvalho, disse ainda não saber quando os equipamentos começarão a registrar oficialmente este tipo de infração de trânsito.

 

“Depois de instalados, todos os equipamentos passarão por uma verificação de técnicos do Ibametro. Apenas depois disso é que o seu funcionamento será oficializado”, afirmou o superintendente.

 

Circular numa destas faixas virou infração gravíssima pelo Código Brasileiro de Trânsito. Além da multa, o dono do veículo perde sete pontos na carteira de motorista.

 

Maurício Carvalho disse ainda que a instalação destes equipamentos será acompanhada da devida sinalização e de uma intensa campanha publicitária, como determina a lei.

 

Ele argumenta que os motorista que invadem a pistas exclusivas além de provocarem o retardo dos ônibus, na volta às faixas destinadas a eles podem provocar acidentes. “Os radares combaterão este mau comportamento”.

 

Foto: Washigton Neri