Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 29/11/2014

Videomonitoramento será ampliado para bairros e zona rural

27112014170458Mais câmeras do sistema de videomonitoramento serão instaladas em Feira de Santana. A ampliação do serviço foi anunciada em reunião do Gabinete de Gestão Integrada do Município – GGIM, nesta quarta-feira, 26, na Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos – SEPREV. Os locais beneficiados da zona urbana serão o parque Erivaldo Cerqueira, ao lado da avenida José Falcão da Silva; áreas do Bairro Tomba; avenida do canal e Feira X.
Na zona rural serão contemplados o trecho entre o Bairro Novo Horizonte, até o acesso ao distrito de Maria Quitéria – local onde são registrados freqüentes assaltos a ônibus interestaduais – e o distrito de Humildes, que graças as obras realizadas pela prefeitura, a exemplo do asfaltamento das estradas de acesso e proximidade com a BR-101, se tornou um ponto importante para o sistema de segurança.

 

A definição dos pontos estratégicos para a instalação dos equipamentos contou com o trabalho da Polícia Civil e dos comandantes das companhias independentes da Polícia Militar, que indicaram através de estudos quais são os pontos críticos onde se justifica o investimento, sendo ratificado pelos demais membro do GGIM.

 

Os técnicos responsáveis pela instalação das câmeras já estiveram nos locais indicados e constataram a viabilidade técnica, bem como o georeferenciamento das câmeras que entrarão em funcionamento nos próximos dias.

 

Outro assunto discutido na reunião da GGIM foi a possibilidade de disponibilizar simultaneamente as imagens do videomonitoramento local para o centro integrado de comando e controle da Secretaria de Segurança Pública, em Salvador, conforme solicitação feita à SEPREV.

 

O secretário Mauro de Oliveira Moraes submeteu o pedido ao gabinete de gestão integrada que aprovou a parceria através de um convenio de cooperação técnica em que o Município de Feira de Santana terá uma contrapartida.

 

“Temos interesse na instalação em Feira de Santana, para uso também pela nossa Guarda Municipal, do sistema tetra, que já funciona na Secretaria de Segurança Pública”, disse Mauro Moraes. O sistema tetra é um SOFTWARE de integração que facilita as comunicações em corporações de segurança.

 

Também participaram da reunião do GGIM representantes do Corpo de Bombeiros, policias Civil e Militar, Superintendência Municipal de Transito e Guarda Municipal. Estiveram presentes ainda os secretários Ildes Ferreira (de Desenvolvimento Social), e Roberto Tourinho (de Meio Ambiente), além de Jairo Vitor, representando o gabinete do prefeito José Ronaldo de Carvalho, coordenador Geral do GGIM.