Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 10/11/2014

Vírus que ataca iPhone e iMac é transmitido via USB

20074-2 O WireLurker é um vírus que ataca Mac OS e iOS. A descoberta foi feita por pesquisadores da PaloAlto Networks, empresa de segurança digital. O malware é um cavalo de troia que pode se instalar em dispositivos como iMacs, iPhones e iPads através da porta USB e surgiu na China.

 

Um Mac infectado pode retransmitir a ameaça para dispositivos iOS através da porta USB e após se instalar o programa passa a coletar os dados do usuário, senhas, e-mails, ler mensagens entre outras ações perigosas. De acordo com a empresa é o primeiro malware identificado que pode infectar outras aplicações instaladas no iOS, de forma similar a um vírus tradicional.

 

A PaloAlto Netwroks explicou que a infecção teve início há seis meses atrás na China, em uma loja de aplicativos terceirizada. Neste período 467 aplicações infectadas foram baixadas cerca de 356 mil vezes e teria afetado mais de 100 mil usuários, até o momento.

 

Os pesquisadores recomendam não instalar aplicativos no Mac de lojas terceirizadas, bem como definir as restrições para impedir a instalação de apps desconhecidos.

 

Os usuários de iOS e Mac também devem evitar a conexão de seus dispositivos com acessórios ou computadores não confiáveis. Aplicar o Jailbreak no iOS também deve ser evitado. Ainda não há um método ou ferramenta disponível para eliminação do WireLurker.